Queima da junta do cabeçote

Tem que fazer retífica?

Você sabe o que fazer no caso da queima da junta do cabeçote ?

Se você estava dirigindo o seu carro, e de repente a luz de temperatura acende, você deve estar em alerta. Os sinais que aparecem no painel do veículo servem para indicar que algo no carro está precisando de atenção – e na maioria das vezes, algum problema está chegando.

Se o carro ainda não está falhando, isso significa dizer que ainda é possível reparar a peça que está avariada. Caso essa peça seja a junta do cabeçote, existem algumas opções viáveis de conserto. No geral, os condutores acreditam que retificar seja a melhor opção, mas existem casos em que a prática é recomendada e, em outras, não.

O papel da junta do cabeçote em um carro

A priori, é de suma importância citar que a junta do cabeçote se refere ao revestimento que se encontra entre o bloco do motor e o cabeçote em si. Por isso, a principal finalidade dessa peça é impedir que essas duas partes do motor se juntem. Afinal, desse modo, você evita que vaze fás da câmara de combustão para outras áreas do conjunto.

Ademais, a junta do cabeçote pode ser responsável também por impedir a passagem de água e óleo entre o bloco e o cabeçote. Isso impede que haja um contato entre as duas peças. Saiba, portanto, que a junta de cabeçote em si possui um valor acessível, contudo, a avaria dessa peça gera dor de cabeça e um gasto muito maior.

Com a queima da junta do cabeçote, é preciso retificar?

Nem sempre é necessário retificar a peça, em especial se o problema for a queima da junta do cabeçote. Nessa situação, com um dano muito pequeno no superaquecimento, não é preciso investir na retífica da peça, sendo suficiente somente a sua troca. No geral, é possível identificar esse problema quando o motor superaquece.

Entretanto, nessa situação, é de extrema importância plainar o cabeçote após a sua remoção, isto é, a superfície de contato dessa peça deverá ser alinhada, com o objetivo de não haver folga nesse contato – o que inviabilizaria o serviço.

Por conta disso, o cabeçote deverá ser colocado em uma fresadora. Assim, a superfície da peça será desbastada em alguns milímetros, apenas o suficiente para que a peça fique plana mais uma vez.

A partir desse momento, o próximo passo é montar o cabeçote no bloco e colocar a junta. Esse reparo segue alguns passos específicos que variam conforme a marca e o motor, podendo custar, em média, R$ 100.

Quando é necessário fazer a retífica?

Como vimos acima, nem sempre com a queima da junta do cabeçote é preciso fazer a retífica. Contudo, em quais momentos é necessário investir nesse serviço? É o que veremos a seguir.

Geralmente, esse serviço é necessário quando o condutor não percebe de imediato que o motor está superaquecendo, já chegando em um cenário muito grave. Isso porque, com o tempo, a junta que está queimada agrava a situação entre o motor e o cabeçote.

Além de se deparar com algumas falhas, a junta queimada também resulta no empenamento do cabeçote, avariando o movimento do motor e misturar o óleo lubrificante com a água da refrigeração.

Com o cabeçote retirado, ele irá passar por uma série de avaliações a fim de conferir a gravidade dos danos. Se houve um vazamento, por exemplo, o ideal é preencher esse local com solda. Nessas situações, é possível fazer a retífica da peça, mas também outros serviços, como a troca das guias e da sede de válvulas, cujo valor fica em torno de R$ 600.

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