Start stop

Como funciona e quais os principais carros que possuem o sistema?

Os automóveis passaram por diversas atualizações ao longo do tempo. Prova disso é a inserção de ar condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica e elementos afins. Nesse sentido, vemos que o sistema start stop segue a mesma linha. Por isso, vamos conferir como esse sistema funciona e quais carros o possuem.

Conceito de sistema star stop

A priori, é interessante destacar que o sistema start stop é aquele responsável por desligar o motor do carro de maneira automática quando ele para. Em seguida, quando o motor é ligado novamente, o sistema liga o automóvel de forma instantânea.

Com isso, vemos que o objetivo do sistema é reduzir o consumo de combustível, além de ter sido projetado com a finalidade de diminuir a emissão de gás carbônico. Por isso, o start stop se baseia em um sistema de partida convencional, porém, traz consigo alguns diferenciais.

Por exemplo, nas primeiras alterações o sistema ganhou um motor de partida resistente e uma central eletrônica capaz de comandar o sistema. Essa central detecta o momento exato que precisa ligar e desligar o carro. Outra alteração é o gerenciamento do estado atual de bateria, acompanhando uma bateria que atende um número maior de partidas.

Como funciona o sistema start stop na prática?

Na prática, o sistema start stop funciona da seguinte forma: o veículo deve estar parado, a rotação do motor em marcha lenta e, nos carros com câmbio manual, o pedal da embreagem deve estar solto, sem nenhuma marcha engatada. Nas transmissões automáticas, o freio precisa ser pressionado. Ademais, o motor e a temperatura devem estar normais.

No geral, no momento que o veículo para, o motor é desligado de forma automática, estando no modo de espera. Após o comando do condutor, o motor volta a funcionar e liga após a pressão na embreagem (carros manuais) ou deixar o pedal do freio solto (automáticos).

Ressalta-se que o sistema star stop funciona também em ladeiras, pois o sistema jamais irá desligar por motivos de segurança. Na parada do carro, o sistema elétrico funciona adequadamente, mas, a depender do modelo, o ar condicionado para de geral, ventilando somente.

Dito isso, vê-se que a principal função do sistema é reduzir o consumo de combustível e diminuir a emissão de poluentes na atmosfera. Logo, esse sistema não é interessante apenas para o seu bolso, mas também para o meio ambiente.

Carros que possuem sistema start stop

Alguns carros hoje presentes no mercado automotivo nacional possuem o sistema start stop, com:

  • Fiat Argo: esse hatch compacto da Fiat substituiu o Punto e do Palio, com sistema start stop opcional, representando um certo avanço do ponto de vista tecnológico em nosso país;
  • Fiat Toro 1.8 e 2.4: o Toro está em alta hoje em dia, e traz consigo diversas tendências, como no design e na modernidade. Assim, as versões de 2.4 e 1.8 possuem o sistema start stop;
  • Renault Logan: o Logan está entre os principais sedans populares no Brasil, e nas suas versões mais completas encontramos o sistema start stop, sendo o carro ideal para viagens confortáveis com muitos passageiros, devido o seu amplo espaço interno; e
  • Jeep Compass: por fim, esse automóvel é outro que se destaca no atual cenário automotivo brasileiro, sendo um SUV com muito luxo e tecnologia.

Gostou do conteúdo? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de todas as novidades do mercado automotivo brasileiro.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo