Mulher caminhoneira

Conheça as dificuldades da mulher caminhoneira

Ser uma mulher caminhoneira representa desafios e conquistas, ao mesmo tempo. Isso porque essa é uma profissão conhecida por ser, predominantemente, ocupada por homens, e quando as mulheres chegam em cena, cria uma ruptura nesse cenário. Por isso, hoje iremos abordar as principais dificuldades enfrentadas por uma mulher caminhoneira.

Motivos para ser uma mulher caminhoneira

Se você deseja ser uma mulher caminhoneira, mas ainda está com dúvida por desconhecer este cenário, conheça alguns motivos que podem te engajar. Inicialmente, destaca-se que esta é uma realidade em constante evolução, e por conta disso é mais comum encontrar mulheres sendo caminhoneiras.

A quantidade de caminhoneiras está crescendo

O primeiro motivo para ser uma mulher caminhoneira é que, cada vez mais, encontramos mais mulheres nas estradas. De acordo com o Serviço Social do Transporte, hoje o Brasil conta com mais de 120 mil de mulheres nesta profissão. Este não é um número expressivo, pois representa somente 0,5% do total de profissionais no país, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Contudo, é uma mudança no cenário, pois antes não havia essa quantidade de mulheres – e a expectativa é de aumento.

As mulheres são melhores na direção

Com base na pesquisa realizada pelo Instituto Renault, mais de 70% das infrações de trânsito hoje no Brasil são cometidas por homens. Então, isso mostra como o mito de que “as mulheres não sabem dirigir” é um equívoco. Desse modo, os contratantes vão preferir contratar mulheres, e não homens.

Você pode alcançar a sua independência

Por fim, o último e principal motivo para você investir em ser uma mulher caminhoneira é a sua independência. Com esta profissão, assim como qualquer outra, você pode alcançar a sua independência financeira tão sonhada, com a sua própria renda e conquistando o que deseja.

Principais desafios enfrentados por uma mulher caminhoneira

Ao passo que a mulher caminhoneira hoje se depara com um cenário de oportunidade e crescimento na área, ela também pode enfrentar alguns desafios, e são eles que nós iremos explorar a seguir.

Preconceito

O primeiro desafio trazido é uma questão social, que é o preconceito sofrido pelas mulheres, em razão de um estereótipo associado às mulheres em termos de fragilidade, como se os veículos pesados não pudessem fazer parte da vida profissional de uma mulher – o que não é verdade.

Assédio sexual

As mulheres em qualquer cenário sofrem bastante com o assédio sexual, e na profissão de caminhoneiras isso não seria diferente. Por isso é tão importante compartilhar informações sobre o tema e aumentar a conscientização da população em geral. Além disso, uma estratégia interessante é andar junto com outras mulheres na estrada.

Jornadas exaustivas

Este é um desafio enfrentado por todos os caminhoneiros, independentemente de gênero. Então, para resolver este problema, programe-se com antecedência para viajar, fazendo pausas para alongamento e sempre se hidratando. Essas são algumas formas de diminuir a exaustão de uma viagem de caminhão.

Esse conteúdo foi útil para você? Continue acompanhando as nossas publicações e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo