Controle de tração e estabilidade

Entenda como funcionam os sistemas

Os sistemas de controle de tração e estabilidade passaram por algumas modificações, contudo, continuam sendo de grande importância para os veículos. Os carros mais modernos possuem esse sistema integrado. Por isso, entenda melhor como funciona os sistemas de controle de tração e estabilidade.

O que é ?

A priori, é importante saber o que é o controle de estabilidade, que é um conjunto tecnológico de elementos que abrange o controle de tração, além de programas complexos. Esses problemas são pensados para manter o carro estável e sob o seu controle, sejam quais forem as condições da via. 

Contudo, muitos motoristas alegam que esse sistema ainda não atingiu as suas condições ideais. Isso porque esse sistema não impede a colisão com árvores, por exemplo. Afinal, a premissa do controle de estabilidade é ter tração a todo momento, pois essa seria a melhor opção.

Controle de estabilidade na prática

Na prática, o controle de estabilidade parte da Unidade de Controle Eletrônica (ECU) e dos sensores que estão ao redor do carro. Esses elementos mensuram a rapidez das rodas além de variáveis como a velocidade do pedal do acelerador e do giro do volante.

Cada sensor desse indica se existe um desvio de percurso no cenário, assim, o ECU atua e garante que o carro se mantenha onde está. Esse sistema funciona antes mesmo de o condutor perceber que existe um problema.

Nesse sentido, vemos que o sistema de controle de estabilidade atua como um auxiliar para o motorista. Isso porque o sistema está pronto para atuar quando as rodas param individualmente, impedindo que o carro derrape, por exemplo.

A diferença do controle de estabilidade da tração comum

Quando comparamos o controle de tração com a estabilidade, vemos que o primeiro traz uma tecnologia muito simples em relação ao segundo. Assim, é importante ressaltar que a tração somente previne que as rodas de direção percam o contato com a estrada, nos momentos em que a potência do motor é maior que o atrito do solo.

Ambos os controles utilizam o mesmo métodos, contudo, a capacidade da cada um é única. No controle de tração reúne dados no ECU somente sobre a rapidez das rodas e a velocidade do carro.

No sistema de controle de estabilidade, os recursos tecnológicos são utilizados para recuperar esse atrito com o solo. De imediato o ECU é ativado, e em seguida os freios ABS são acionados para diminuir o giro da roda.

É preciso desligar o controle de tração?

O sistema de controle de tração se tornou um item obrigatório que deve estar presente em todos os carros, sendo uma obrigação legal, com base na PL 2.965/2019. Na maioria dos veículos, é possível desligar esse controle sozinho. Porém, essa ação pode fazer com que a sua direção fique mais instável.

Portanto, vemos que o sistema de tração e de estabilidade não precisa ser desligado. Isso porque ele tem como função melhorar a velocidade e desempenho do veículo, sem comprometer a segurança dos passageiros e do condutor.

Algumas situações exigem esse desligamento, porém, somente em casos excepcionais, como o momento em que o carro está preso na neve, areia ou na lama.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe as nossas publicações e se mantenha atualizado sobre o mercado automotivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo