A importância das faixas reflexivas no trânsito

Antes de mais nada, saiba que o uso de faixas reflexivas no trânsito é capaz de evitar acidentes graves envolvendo outros veículos, passageiros e condutores. Essas faixas são muito importantes para o trânsito, em especial em períodos de neblina e chuva. Desse modo, entenda a importância das faixas reflexivas a seguir.

O que são ?

A priori, é de suma importância entender o que são as faixas. Sendo assim, saiba que essas faixas são dispositivos de cor branca e vermelha, capaz de refletir nos faróis (à noite) e na luz do dia a fim de seja possível identificar a chegada de veículo.

No geral, as faixas reflexivas são utilizadas para a identificação dos veículos de grande porte. Nesse sentido, é importante destacar que essa utilização possui previsão legal pelo Departamento Nacional de Trânsito, sendo primordial para a segurança de todos no trânsito.

Essa previsão legal está presente nas Resoluções 643/2016, 644/2016 e 645/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essas resoluções tratam sobre a durabilidade, adesão e proibição de propagandas nas faixas.

Quais veículos são obrigados a colocar as faixas reflexivas?

Alguns veículos são obrigados a colocar, e isso também é regulamentado pelo Denatran. Dessa maneira, as faixas são obrigatórias nos veículos que possuem peso bruto total maior que 4.536 kg. Nesse peso, podemos encontrar os tratores, motorhomes, micro-ônibus, ônibus, reboques e caminhões.

Para isso, os motoristas podem colocar as faixas na parte traseira e lateral. Na traseira, a faixa deve estar na borda, de forma a delinear o seu contorno e alternar as cores branca e vermelha. Pelo menos, 80% da borda traseira deve estar coberta com a faixa reflexivas.

Por outro lado, na lateral, elas precisam ser fixadas em pelo menos 33,3% da extensão dessa área, também delineando o veículo.

A importância de usar faixas reflexivas

Já vimos que alguns veículos devem usar faixas reflexivas de modo obrigatório. Porém, a utilização dessas faixas não é apenas um dever dos condutores, afinal, elas são primordiais para manter a segurança no trânsito.

É interessante destacar que o descumprimento dessa ordem legal pode acarretar multa para o condutor, além de 5 pontos na CNH. Porém, você deve olhar além dessa obrigação, afinal, as faixas reflexivas garantem que o veículo seja visto por ângulos diferentes, ajudando os motoristas na ultrapassagem segura.

Nem sempre as estradas do Brasil oferecem a visibilidade necessária para trafegar em segurança. Assim, essas vias não oferecem ao motorista as condições adequadas para a direção tranquila. Logo, o uso de faixas reflexivas pode evitar acidentes.

Especificações técnicas das faixas reflexivas

As faixas reflexivas, segurança a legislação do trânsito em vigor, devem possuir 500 cd.lx/m² no ângulo 0.2/-4.

Além disso, você deve utilizar somente produtos que tenham o devido registro no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Essa é uma maneira de garantir a sua segurança e de quem o rodeia.

Esse conteúdo foi útil? Compartilhe e acompanhe as nossas publicações para se manter atualizar sobre o mercado automotivo,.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo