Mau cheiro no ar condicionado do carro ?

Se você está começando a sentir um mau cheiro no ar condicionado do seu veículo, é importante saber como acabar com esse problema. A priori, é importante destacar que o mau cheiro nesse elemento do veículo não ocorre de maneira aleatória. Sempre há uma causa.

Isso porque o odor presente no ar condicionado, no geral, advém de microrganismos que se proliferam no filtro deste aparelho. Porém, essa é uma situação frequente apenas em veículos que não mantém a higienização em dia. Por isso, entenda a seguir como acabar com o mau cheiro no ar condicionado.

Entenda a causa do mau cheiro no ar condicionado

A única forma de resolver um problema, de fato, é descobrindo a sua causa, e com o mau cheiro no ar condicionado do seu carro isso não é diferente. Portanto, conheça a seguir algumas das principais causas.

Cheque a unidade do ar condicionado

O primeiro passo para descobrir a causa de mau cheiro no seu ar condicionado do carro é conferindo esse elemento. Isto é, abra as tampas ou o topo e confira como está o aparelho de ar.

Com o auxílio de uma lanterna, é possível olhar a parte interna dessa unidade e buscar sinais que indicam o mau cheiro. Por exemplo, pode ter um animal morto (como ratos), mofo, bolor ou vegetação já em fase de decomposição.

Caso você tenha uma janela, remova essa unidade e coloque no chão. Com o uso de luvas (feitas de látex) retire os detritos visíveis. Isso porque acabar com o mau cheiro de forma imediata.

Confira o dreno do ar

Se a primeira dica não foi suficiente para resolver o mau cheiro, retire a mangueira do ar e faça a limpeza dessa peça, com água quente ou água sanitária. Algumas pessoas optam por vinagre branco destilado não diluído, mas isso varia de acordo com a preferência do dono.

Confira se tudo está limpo, com foco no orifício e na bandeja. Se preciso, conte com o auxílio de uma escova de dentes antiga e que está sem utilidade.

O ar condicionado está sobrecarregado?

Caso o filtro de ar esteja muito sujo, isso irá limitar o fluxo de ar. Consequentemente, os aquecedores irão superaquecer. Se o problema não estiver no filtro, confira ainda a eletricidade e se ela está desligada. Nesta etapa, o ideal é contratar um profissional da área, pois o problema do odor pode ser algo queimado internamente.

É necessário substituir o filtro?

O mau cheiro no ar condicionado do seu carro pode ter como motivo a substituição urgente de um filtro. Assim, se é preciso substituir o filtro, não sobrecarregue ainda mais esse elemento, troque o mais rápido possível.

Em algumas situações, o filtro é reutilizável, e por isso basta uma limpeza com água e sabão quente, enxaguando com uma solução de branqueamento diluída.

Confira o resultado das etapas anteriores

A nossa última dica é que você confira o resultado após colocar em prática todas as dicas que demos. Não basta colocar algum perfume de veículos, isso será bom apenas no momento.

Com a persistência do odor, é necessário contratar um técnico especializado. Ele será capacitado para encontrar o problema do seu ar condicionado.

Conseguiu resolver o seu problema de mau cheiro no ar condicionado? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de todas as dicas do mercado automotivo.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo