Carro parado na garagem

Cuidados especiais para evitar problemas

Os veículos são projetados, de forma geral, para circularem nas ruas com frequência. No entanto, em alguns casos, é preciso manter o carro parado por um certo tempo. Nesses casos, você deve adotar alguns cuidados especiais para evitar problemas com o carro parado na garagem.

Quando o carro fica parado na garagem por muito tempo, o primeiro problema aparente é a dificuldade ao dar partida nesse veículo. Além disso, o carro como um todo apresenta outros sinais, como um ar-condicionado ineficaz, bateria descarregada e outros.

O que fazer antes de deixar o carro parado na garagem?

Em alguns casos, o motorista já sabe que vai precisar deixar o carro parado na garagem por um tempo. Nessas situações, o melhor a ser feito é tomar cuidados preventivos.

Saiba que se o carro está com a manutenção em dia e ele ficará sem uso por até 3 semanas, não tem nenhum motivo para se preocupar. Contudo, com o carro parado por mais de 20 dias na garagem, existem algumas providências a serem tomadas. São elas:

  • Certifique-se de que a parte interna do veículo está limpa, removendo as sujeiras como restos de alimentos e poeiras. Isso evita a proliferação de bactérias e fungos;
  • Deixe as hastes dos limpadores de para-brisas levantadas, fazendo com que elas não fiquem ressecadas ou deformadas;
  • Lave o exterior do veículo a fim de que não ocorra o acúmulo de poeira que prejudica a pintura e a lataria; e
  • Confira a situação atual do óleo.

O que fazer com o carro parado na garagem?

Nem sempre temos a certeza de que o carro vai ficar parado na garagem, logo, não há como tomar providências preventivas. Contudo, se o carro já está nessa situação há um certo tempo, confira alguns pontos que devem ser conferidos.

O tanque de combustível está cheio ou vazio?

Com o carro parado por muito tempo na garagem, o combustível pode se degradar dentro do tanque. Então mantenha o tanque cheio.

No entanto, leve em consideração ainda a validade do etanol ou gasolina, afinal, o combustível perde a sua qualidade com o tempo. No geral, a validade é de três meses, após isso, não é mais seguro manter o combustível dentro do tanque.

Ademais, a água do combustível costuma se concentrar no escape quando o carro fica parado por muito tempo. Assim, isso ocasiona problemas como a corrosão do abafador do escapamento.

Calibre os pneus

Ao ficar muito tempo sem calibrar os pneus, ele podem sofrer algum tipo de deformação, em razão da sua composição de cinta interna de mental e borracha. Com o pneu murcho, essa cinta garante que as dimensões e a resistência continuem corretas.

A deformação dos pneus provoca trepidações com a movimentação do carro, ocorrendo a perda de balanceamento. A fim de evitar isso, calibre o pneu com mais 20% ou 30% a mais do que o comum.

Procure rodar com o carro mesmo que por pouco tempo

Tente rodar com o carro pela cidade, por mais que isso ocorre por pouco tempo, e isso não significa que você deve ligar e esquentar o motor. Rode, pelo menos, 5 km a cada 15 dias.

Gostou das dicas? Acompanhe as nossas publicações e saiba como cuidar do seu carro da maneira correta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo