O ar-condicionado “diminui” a potência do carro?

O ar-condicionado é um dos itens mais procurados em um carro, junto com outros elementos de segurança, como trava elétrica, câmera de ré e outros. no entanto, alguns motoristas alegam que o uso desse ar-condicionado pode interferir na força do motor. Desse modo, será que o ar-condicionado diminui a potência do carro? Confira a seguir.

É inegável o conforto que o ar-condicionado agrega ao veículo, porém, será que realmente ele afeta a potência desse carro? De fato, existe uma relação entre o uso do ar-condicionado e o motor do carro. Porém, entenda melhor sobre o assunto a seguir.

Saber se o ar-condicionado diminui a potência é importante para preservar o seu carro e saber qual a melhor maneira de conduzir o veículo.

Funcionamento de um ar-condicionado de carro

A priori, é interessante que você entenda como um ar-condicionado de carro funciona. Nesse sentido, sabemos que esse item tem como intuito controlar a umidade, qualidade interna e temperatura de um carro.

Por conta disso, essa ação só é possível por conta do compressor. Isso porque ele é responsável pela compressão do gás e envia este gás para o condensador. Chegando no condensador, uma parte desse gás é transformada em líquido.

A parte do gás que se torna líquida é destinada ao filtro de secagem, reservando esse líquido e encaminhando para o evaporador. Antes de entrar no evaporador, encontramos uma válvula que transforma esse líquido em gás.

Dessa maneira, o evaporador tem a função de retirar o calor da parte interna do carro. Assim, o gás circula no evaporador a cerca de 2° C, aumentando a temperatura do gás, retornando para o compressor e dando início ao processo novamente.

Em qual momento o motor e o ar-condicionado têm relação?

Como foi explicado acima, a refrigeração tem o início do seu processo a partir do compressor. Nesse sentido, tenha em mente que o compressor puxa muita potência do motor para que funcione de forma adequada.

Por esse motivo, o compressor está acoplado ao motor. No geral, vemos que os carros costumam ter um compressor com 125 cilindradas – muito semelhante ao motor das motos.

Dessa maneira, o compressor pode usar uma média de 20% do seu motor até conseguir refrigerar o carro. Em carros pouco potentes, esses 20% podem representar uma força significativa. Por conta disso muitos condutores acabam desligando o ar-condicionado quando precisa subir ladeiras ou fazer ultrapassagens rápidas.

O que fazer para evitar a redução de potência do motor?

Se você tem o costume de usar ar-condicionado, saiba o que fazer para evitar a redução de potência do motor:

  • No caso dos carros com motor 1.0, desligue o ar quando estiver subindo alguma ladeira íngreme;
  • Evite ligar o ar e o carro de forma simultânea – com o carro ainda não lubrificado (sem a circulação de óleo) isso pode sobrecarregar o motor;
  • Esteja atento à troca do filtro de ar após 10 mil km rodados, porém, se você costuma andar em estradas de terra, faça a troca a cada 7 mil km;
  • Priorize os ar-condicionados de fábrica, pois foram pensados para o seu modelo em específico; e
  • Espere para lidar o ar após sair de rodovias ou estradas com alta rotação.

O tipo de combustível também pode afetar a potência do seu motor, em especial no caso de motor FLEX. Saiba, então, qual o combustível ideal para o seu carro.

Gostou das dicas? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de todas as novidades do mercado automobilístico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo