Carro na enchente: o que fazer durante e depois

Alguns estados do Brasil sofrem muito com enchentes, e somente no começo de 2022, a Bahia, o Ceará, Tocantins e o Maranhão tiveram esse destaque. Por isso, é preciso saber o que fazer com o carro na enchente, durante e depois esse evento natural.

Claro que essa não é uma situação desejada ou esperar por ninguém, porém, quando acontece, é preciso saber como conservar o nosso veículo. Então, confira algumas dicas que podem te auxiliar neste momento.

O que fazer com o carro na enchente assim que começa a chuva?

Se a chuva já começou e a água está subindo, não retire o carro da garagem. Claro que nem sempre isso é possível, mas é importante evitar. Durante uma enchente, você deve:

  • Em primeiro lugar manter a calma, afinal, você deve priorizar a sua integridade física, e depois o estado do veículo;
  • Evite entrar em ruas que já sejam propícias a enchente. Sabemos que algumas áreas são alvo disso, então, passe longe;
  • Mantenha uma velocidade baixa, entre a 1ª e a 2ª marcha, fazendo com que o veículo resista à força da água. Por isso, com uma velocidade baixa, a probabilidade de o carro colidir com objetos arrastados pela água é menor;
  • O motor deve continuar constante, afinal, isso oferece aos pneus uma maior aderência e o risco de aspiração de água é menor;
  • Desligue tudo que for possível. Isso previne a entrada de água no motor; e
  • Não force o carro, mesmo que ele morra. Forçar o carro pode fazer com que o motor sofra muitos prejuízos em breve.

O que fazer quando a água passa da metade dos pneus

Se o seu carro apenas for encontrado após a enchente, o primeiro passo é buscar um mecânico de confiança. Ele irá avaliar o estado do seu carro e saber o que deve ser feito. Inclusive, ele pode realizar o reboque por guincho do seu carro, pois em muitas enchentes o carro não consegue ser ligado.

Depois que passa a enchente, nem sempre é possível simplesmente ligar o carro e rodar. Verifique, por exemplo, se o filtro de ar está molhado, e em caso positivo não é recomendado que você ligue o carro. Chame um reboque.

Em alguns casos, basta realizar uma secagem mais elaborado a fim de evitar mofo, como em tapetes e bancos.

Além disso, verifique o estado do óleo do motor, pois se houve contato entre o óleo e a água, isso pode gerar algum tipo de prejuízo ao carro, além de atrapalhar na lubrificação do motor. Não se esqueça ainda de conferir os componentes elétricos, uma vez que a água da enchente é capaz de prejudicar o veículo como um todo.

Todos os problemas podem ser resolvidos após a enchente?

Após a enchente, é preciso ver o que pode ser recuperado. De certeza, o filtro de ar é um componente que pode ser recuperado, e se ele estiver danificado significa que o motor também foi atingido.

No entanto, até mesmo os carros que ficaram submersos podem ter solução, o que vai exigir um investimento muito alto. Apenas nos casos de seguro podemos dizer que vale a pena o reparo.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe as publicações do nosso blog e saiba como conservar o seu automóvel da melhor forma.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo