Quando trocar o fluido de freio?

A manutenção de um carro é primordial para o seu bom funcionamento. Nesse sentido, é de suma importância ter cuidado com algumas peças e componentes do carro. Um exemplo de elemento do carro que precisa da sua atenção é o fluido de freio. Por isso, confira a seguir quando trocar o fluido de freio do seu veículo.

Afinal, o que é um fluido de freio?

A priori, trouxemos um conceito do fluido de freio, para que você entenda melhor sobre o tema. Desse modo, esse fluido se trata de um líquido especial que é usado no sistema de freios do carro.

Com isso, o principal objetivo é transferir a pressão que os freios recebem no pedal até chegar nas sapatas e pastilhas do freio. Além disso, esse fluido também pode chegar aos tambores e discos, parando o veículo ao seu comando.

Principais características do fluido de freio

Após essa breve contextualização, agora podemos trazer as principais características de um fluido de freio. Assim, esse fluido possui baixa compressibilidade e alto ponto de ebulição. Desse modo, a relação entre ambas características define a qualidade ou não do fluido que você escolhe.

A compressibilidade pode ser percebida após o acionamento do freio, pois o fluido não pode perder o volume e transmitir a pressão para outra ponta do sistema. Nesse caso, seriam as sapatas e pastilhas do freio, que ficam juntos às rodas.

Por outro lado, temos o ponto de ebulição. Afinal, esse fluido envolve temperaturas muito altas, que são geradas a partir do atrito entre as pastilhas e os discos. Logo, o fluido deve ser o ideal para não modificar as propriedades originais do líquido. Assim, caso o fluido entre em ebulição, algumas bolhas de ar são formadas no sistema e isso ocasiona a falha na frenagem.

Principais classificações do fluido de freio

Destaca-se que entender a classificação do fluido de freio é fundamental antes de comprar para o seu carro. Assim, essa classificação é utilizada e definida pelo Departamento de Transporte dos EUA. As principais divisões são o DOT5, DOT4 e DOT3:

  • DOT3: esse é o fluido mais econômico e possui o menor ponto de ebulição: 205 C
  • DOT4: por outro lado, esse fluido é o mais utilizado por montadoras, e o seu ponto de ebulição é de 230 C
  • DOT5: por fim, esse fluido é usado em carros de competição e que precisam de uma performance melhor, e aqui o ponto de ebulição é 260C.

Qual o momento ideal para a troca de fluido do freio?

Agora que você já entende sobre o fluido de freio, entenda qual o momento ideal para trocá-lo. Ressalta-se somente que esse flui absorve a umidade do ar, e por isso recebe o nome de higroscópico. Logo, o fluido se dilui com o tempo e pode se transformar em água.

Com a diluição, temos ainda a diminuição do ponto de ebulição desse fluido. Porém, você deve evitar isso, pois, com o fluido fervendo, isso pode causar falha na frenagem do carro por conta das bolhas do fervor.

Isso significa dizer que você perde uma parte significativa da compressibilidade. Portanto, o recomendado é que você troque o fluido de freio uma vez ao ano ou após rodar mais de 10 mil km. Inclusive, algumas ferramentas têm como objetivo medir o ponto de ebulição, e isso auxilia na manutenção do carro.

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