Vida útil do motor

O carro costuma ser um dos bens com maior valor de uma pessoa, e por isso ele merece uma atenção especial. Nesse sentido, uma dúvida muito frequente é sobre a vida útil do motor. Na verdade, existem diversos fatores que interferem nessa durabilidade e é sobre isso que falaremos a seguir.

Para entender a vida útil do motor do seu carro é necessário levar em consideração a forma de direção, qual o uso no dia a dia desse veículo e a frequência da manutenção. Apenas com essas informações é possível chegar a uma média.

Qual a média de vida útil do motor?

São diversas as variáveis que podem influenciar a vida útil do motor, desde a troca de óleo até o abuso no pedal do acelerador, por exemplo. Todos esses cuidados no dia a dia podem comprometer a durabilidade no motor, e, consequentemente, prejudicar a parte mecânica de um carro.

Desse modo, não há como definir uma média de vida útil para o motor. O ideal é que você verifique o estado de conservação dessa peça após o carro completar 100 mil km rodados. Isso porque esse marco indica que o veículo já apresenta uma alta quilometragem.

Como aumentar a vida útil do motor?

Como não há uma média de tempo para a vida útil de um motor, você pode colocar em prática no dia a dia alguns hábitos que podem ajudar essa parte mecânica.

Monitore os níveis de óleo e fluido de arrefecimento

A primeira forma de aumentar a vida útil do motor de seu carro é monitorar os níveis de fluido de arrefecimento e de óleo, conferindo se estão adequados. Mantendo esses líquidos na quantidade adequada, o risco de alguma falha ou superaquecimento do motor é menor.

Além disso, você deve conferir se os níveis estão abaixo ou acima do limite indicado pelo carro. O excesso de óleo, por exemplo, é capaz de sujar as velas de ignição, causando vazamento. Por isso, a quantidade deve ser adequada, cuja indicação está presente no próprio compartimento.

Realize substituições periódicas do filtro de óleo

Outra forma de aumentar a vida útil do motor é substituindo, de forma periódica, o filtro de óleo, tendo em vista que ele é responsável por carregar impurezas. Essas partículas podem prejudicar o carro como um todo, e em especial o motor.

Com o passar do tempo e a falta de substituição, o filtro de óleo não cumpre mais a sua função básica. Logo, siga as indicações do fabricante e troque essa peça no período recomendado. Caso contrário, o óleo e o motor sofrem com uma diminuição na vida útil.

Mantenha o nível adequado da água no radiador

Os carros possuem outro líquido primordial para o seu funcionamento correto, que é a água no radiador. Com a quantidade de água adequada no radiador, ele regula a temperatura correta do propulsor e evita o superaquecimento do motor. Porém, isso deve ser feito com o carro ainda frio, pois, com o motor quente, isso pode deformar o equipamento.

Faça o balanceamento e alinhamento das rodas

Por fim, você deve fazer o balanceamento e alinhamento das rodas do seu carro, pois garantem a estabilidade do automóvel. Com os pneus desalinhados, isso aumenta a área de atrito entre as rodas e o chão. Portanto, o motor vai trabalhar mais do que o necessário, forçando o motor.

Gostou das dicas? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de todas as novidades sobre o mercado automotivo.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo