Meu primeiro carro: como acertar na escolha?

Então, você decidiu que vai comprar o seu primeiro carro, mas não sabe o que considerar para fazer a escolha certa? Este tipo de situação é muito comum!

No entanto, existem algumas estratégias e dicas simples que ajudam a garantir que você escolha um bom veículo, capaz de atender às suas necessidades atuais e futuras. Vem conferir!

Entenda as suas necessidades

A compra de um carro deve ser pensada como um investimento de médio a longo prazo, pois se trata de um bem muitas vezes adquirido através de financiamentos ou consórcios, o que envolve o pagamento de parcelas durante anos até.

Logo, você deve ter um bom planejamento para a compra do primeiro carro e alguns pontos cruciais devem ser analisados para que se entenda as necessidades.

Você vai se locomover por zonas urbanas ou rurais?

Então, onde o automóvel vai ser utilizado? Pensar sobre isso vai lhe ajudar a decidir qual é o melhor carro.

Assim, os sedans, normalmente, são mais confortáveis e estáveis quando utilizados em estradas.

No entanto, se você vai transitar em áreas rurais, as picapes devem ser analisadas como uma possível escolha, uma vez que são automóveis mais altos e com design voltado para estradas.

Vai precisar de muito espaço no porta-malas?

Se você tem o hábito de viajar ou fazer o transporte de muitas cargas no porta-malas, o seu automóvel precisa ser capaz de atender essa necessidade.

Logo, neste caso, alguns tipos de carros são mais indicados, como sedan ou SUV. Em contrapartida, um hatch não vai lhe atender bem, pois tem um espaço mais limitado no porta-malas.

Quais adicionais são fundamentais para o seu primeiro carro?

Outro aspecto interessante de se analisar são os adicionais que você considera importante ter no veículo.

Para alguns usuários, certos itens são essenciais, como:

  • Ar-condicionado;
  • Alarmes;
  • GPS;
  • Câmbio automático;
  • Número de portas;
  • Travas elétricas, etc.

Logo, caso prefira um carro mais simples, não há muita necessidade de se preocupar com esses fatores.

Entretanto, se você vai ficar no veículo por muito tempo durante o dia, seja durante o transporte ou por trabalho, investir nestes adicionais fará total diferença.

Sendo assim, a sua escolha também deve ser pautada nesses detalhes também, visto que eles interferem diretamente no conforto e na tecnologia do automóvel.

Novo ou seminovo?

Após fazer uma análise das suas necessidades, é chegado o momento de pensar em outro detalhe muito importante: o primeiro carro deve ser novo ou seminovo?

Aqui vai uma dica que muitos não falam, nem sempre é interessante a compra de um automóvel novo. Isso porque, eles têm um custo maior e se desvalorizam com uma rapidez impressionante.

Em contrapartida, os seminovos são mais atrativos quando se fala na compra do primeiro veículo. Afinal, eles já podem ser adquiridos com os adicionais, gerando uma boa economia para o seu bolso.

No entanto, tenha cuidado, a escolha de um seminovo envolve se atentar a alguns fatores importantes, como:

  • O estado do carro: volantes, pneus, pintura, forro, peças, etc;
  • Histórico do Detran: permite saber se o carro teve algum problema, como furtos ou qualquer outra situação.

Qual modelo escolher para o primeiro carro?

Além das dicas que você conferiu acima, vale a pena levar em consideração alguns outros detalhes também. Veja abaixo!

Custo-benefício

Os carros com melhor custo-benefício tendem a ser aqueles do tipo flex, pois eles rodam com os diferentes combustíveis e assim são mais econômicos.

Aliás, aqui vai outra dica que você precisa considerar: modelos mais potentes costumam gastar mais combustível.

Dessa maneira, caso queira rodar mais gastando menos, escolha um automóvel mais econômico.

Automático x Manual

Carros automáticos costumam se desvalorizar menos no momento da revenda, mas naturalmente eles possuem um preço de mercado mais alto

Além disso, contam com uma direção mais fluída, porém o uso de combustível é bem maior.

Então, os carros manuais, por sua vez, dão um melhor controle de direção, sem contar que utilizam menos combustíveis, a depender da habilidade de direção do motorista.

Custo de manutenção

Para a compra do seu primeiro carro é válido pensar também no custo de manutenção, pois de nada adianta ter o automóvel dos seus sonhos, se você não tem dinheiro suficiente para bancar as manutenções e custos.

Por esse motivo, considere o custo de manutenção na sua escolha também, uma vez que ele deve ser adequado ao seu poder aquisitivo.

Conclusão

Agora você já sabe quais fatores analisar para escolher o seu primeiro carro. Portanto, leve o tempo que for necessário para fazer a escolha mais adequada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo