Dicas de conservação de automóveis

Um veículo costuma ser o bem mais valioso de uma pessoa – ou está entre os mais valiosos – e por isso é necessário conservá-lo da melhor maneira. No entanto, nem todos colocam em prática essa conservação. Por isso, confira a seguir algumas dicas que podem ajudar na manutenção do seu automóvel.

No geral, a manutenção de um carro é um passo primordial para conservar esse bem por muito tempo. Nesse sentido, aqui encontramos atenções voltadas ao motor, limpeza, pneus e demais peças do carro. Sem esses cuidados, o carro pode sofrer com alguns prejuízos muito maiores no futuro.

Ligue o carro de maneira regular

Não deixe que o carro fique por muito tempo desligado. Isso faz com que o motor do veículo pare de funcionar de maneira adequada. Caso o carro, neste momento, não seja tão útil como você esperava, ao menos ligue diariamente o veículo por 5 minutos.

Deixar o carro parado por muito pode prejudicar as peças desse veículo e fazer com que ele apresente problemas desde a partida. Uma dica interessante é desligar o cabo da bateria caso você não use o veículo por muito tempo.

Não se esqueça de trocar os filtros e os fluidos sempre que possível

Uma outra dica de conservação é manter em dia a troca dos filtros e fluidos sempre que possível. Esses são itens com valores muito acessíveis, e com a troca em dia isso evita prejuízos muito grandes no futuro.

Com a ausência dessa troca, por exemplo, o carro está sujeito à deficiência na lubrificação do motor. Por esse motivo, é de suma importância estar atento à troca de filtros e fluidos visando a durabilidade do motor automotivo.

Confira a vida útil atual do óleo do motor

O óleo do motor é responsável pelo funcionamento adequado do seu veículo, por permitir o trabalho correto das suas engrenagens. Portanto, verifique se é necessário trocar o óleo, se ele é de qualidade e qual a sua vida útil com base nas indicações do fabricante.

No geral, a vida útil do óleo de motor costuma ser de 2 a 3 anos, então tenha atenção com esse período médio – mas que pode ser menor ou maior a depender dos seus cuidados com o carro.

Realize uma checagem periódica nos pneus

Para conservar o seu automóvel, é preciso realizar uma checagem periódica nos pneus, mantendo essas peças em condições adequadas para o uso. Nessa checagem, você deve conferir a existência de bolhas ou possíveis desgastes nos pneus.

Inclusive, é possível verificar essa irregularidades dirigindo. Por exemplo, se, ao conduzir o veículo, você tem uma sensação de vibração no volante e que o carro está indo para um lado específico, isso indica que é necessário trocar os pneus ou calibrar.

Proteja a pintura do carro

É impossível evitar que o carro não tenha nenhum tipo de prejuízo ou mancha em sua pintura. Porém, você pode investir em alguns cuidados preventivos, como o uso de uma cobertura nos momentos que o carro não será usado ou aplicar uma cera automotiva (de 2 a 3 vezes na semana).

Se você mora em uma região do litoral, sempre que possível jogue água no carro a fim de eliminar o sal da praia. Essa é a principal causa de oxidação nos veículos.

Tenha uma rotina de limpeza

Por fim, a nossa última dica é que você tenha uma rotina de limpeza, evitando cheiros fortes na parte interna e realize com frequência a higienização do automóvel. Mantenha esse carro cheiroso e retire manchas no estofamento.

Gostou das dicas? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de todas as tendências do mercado automotivo.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo