Como escolher um bom mecânico?

Cuidar o seu veículo é um dos pontos primordiais para garantir o melhor funcionamento possível desse carro. Desse modo, é preciso, de forma frequente, se preocupar com a manutenção e cuidados com o carro. Nesse sentido, saiba como escolher um bom mecânico.

O ideal é que você procure um mecânico não apenas para consertar algo, e sim investigar como prevenir algum reparo. Isso porque é comum que os motoristas busquem um mecânico apenas quando surge um barulho diferente no motor, quando a bateria descarrega ou algo parecido.

No entanto, a escolha de um mecânico não é tão simples assim. Afinal, esse profissional ficará responsável por cuidar do seu carro, que é um bem tão importante para o dia a dia e costuma ser o sonho de muitos – levando anos, na maioria das vezes, para conseguir adquirir o próprio.

Dito isso, confira a seguir algumas dicas para escolher um bom mecânico.

O que considerar antes de contratar um mecânico?

Antes de contratar um bom mecânico para cuidar do seu carro, é interessante levar alguns fatores em consideração. Confira abaixo alguns exemplos do que considerar.

Procure referências de antigos clientes e conhecidos

A primeira dica é que você busque por referências e indicações de antigos clientes ou de conhecidos que já tenham ido a esse mecânico. Claro que esse não será um parâmetro decisivo para essa escolha. No entanto, é importante ter uma referência de qual local apresenta serviços de qualidade ou não.

Em alguns casos, a indicação pode ser muito negativa. Por isso, você deve saber filtrar quais referências são boas ou não. Se, por exemplo, um mecânico possui mais comentários positivos que negativos, esse é um bom lugar para cuidar do seu carro.

Nenhum lugar será perfeito, sempre haverá alguma crítica. É necessário saber se essas críticas negativas são relevantes, profissionais ou pessoais (uma experiência pessoal do cliente).

Priorize as oficinas autorizadas

É interessante priorizar, sempre que possível, as oficinas que são autorizadas. Na maioria das vezes, elas trabalham com mais de uma marca, com peças de qualidade. Assim, essas peças podem ser fornecidas pela própria marca.

Se o carro estiver dentro da garantia, as oficinas autorizadas podem ser uma excelente escolha. Caso contrário, se você levar o carro a uma oficina não especializada e a reparação não for bem executada, isso pode anular o período de cobertura da fábrica.

Compare os valores do mercado

Ao consertar o seu carro, o valor não deve definir qual mecânico irá realizar o reparo. Porém, sempre é importante levar em consideração os valores que o mecânico está te cobrando. Caso o preço seja muito alto ou muito baixo, procure outro mecânico.

Observe atentamente o local da oficina

Um bom mecânico deve ter um local apropriado para realizar os serviços de reparo. Logo, é interessante que você verifique como a oficina está organizada, se possui os equipamentos necessários, por exemplo.

Em algumas oficinas, encontramos óleo espalhado no chão, ferramentas desorganizadas e largas em qualquer lugar e nenhuma preocupação com a organização. Esses locais devem ser evitados.

Realize, primeiro, serviços simples

Por fim, a nossa última dica é que você realize serviços simples com o mecânico que pretende contratar. Isto é, troque o óleo, a lâmpada ou o filtro. Assim, você irá testar a qualidade do serviço. Com isso, será possível avaliar o orçamento e os detalhes do serviço.

Gostou das dicas? Acompanhe as nossas publicações e se mantenha atualizado sobre as tendências do mercado automotivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo