Filtros usados em caminhões

Quais são os filtros usados em caminhões e quando trocá-los?

Antes de mais nada, a fim de manter o seu veículo de porte grande funcionando, é necessário conferir, periodicamente, as condições a que esse automóvel está se submetendo. Ou seja, isso pode ser feito por meio de uma revisão veicular. Nesta revisão, muitas peças do veículo são analisadas, e é verificada a necessidade, ou não, de substituir algum item em razão de algum desgaste. Agora, um desses itens é o filtro, e por isso, hoje falaremos sobre quais são os filtros usados em caminhões e qual o momento ideal para realizar a sua troca.

A importância de trocar os filtros usados em caminhões

Primeiramente, é de suma importância estar atento aos filtros usados em caminhões, tendo em vista que, em momento oportuno, eles devem ser trocados. A priori, destaca-se que esses filtros são, na verdade, descartáveis, e possui um valor bem acessível, tornando a sua substituição prática.

A intenção dessa troca é fazer com que o motor do caminhão se mantenha limpo, sem nenhum tipo de contaminante ou impurezas – elementos responsáveis por uma possível danificação no futuro.

Com o filtro adequado, e dentro da data de validade, isso evita o superaquecimento, por não permitir que partículas adentrem no motor, além do entupimento de peças. Ressalta-se, neste momento, que o tipo do filtro usado deverá se adequar ao veículo, dependendo, por exemplo, do tipo de rotina – se é urbana ou rural.

Principais tipos de filtros usados em caminhão

Como foi dito acima, o tipo de filtro do seu caminhão depende da rotina dele, porém, trouxemos os principais tipos que são encontrados hoje disponíveis a seguir.

Filtro de ar primário

Um dos filtros mais conhecidos é o de ar primário, que é ideal no caso das turbinas e do motor. Ele evita o desgaste de algumas peças, como o virabrequim, pistões, bielas, bronzinas e mancais. A sua substituição deve ocorrer após cerca de 10 mil km rodados.

Filtro do óleo lubrificante

O filtro do óleo lubrificante pode ser encontrado na linha de sucção das bombas de óleo dos caminhões, e por isso tem a finalidade de, além da lubrificação, resfriar as peças responsáveis por compor o motor. Com a presença de sujeita, esses componentes podem se desgastar, além de causar um problema generalizado no veículo. A sua troca costuma ocorrer de 10 mil a 15 mil km rodados.

Filtro de combustível

Já o filtro de combustível está entre o tanque de combustível e o motor, com o intuito de evitar as impurezas no álcool ou gasolina. Assim, isso diminui, drasticamente, um possível comprometimento da bomba de combustível no futuro ou prejuízos no sistema de injeção. Para isso, é necessário realizar a troca desse filtro a cada 10 mil a 15 mil km rodados.

Filtro de cabine

O ar-condicionado, ou o filtro de cabine, filtra o ar que vem das ruas, de modo a diminuir odores desagradáveis e arejar o veículo. Porém, não há um período exato para trocar esse filtro, como ocorre com os outros tipos – isso varia com base no seu uso no dia a dia.

Filtro para o sistema hidráulico de transmissão

Finalmente, este último filtro tem como intuito reter as impurezas que ficam no óleo hidráulico advindas dos circuitos. Por isso, o filtro trabalha de modo seguro e diminui as falhas do sistema hidráulico. Contudo, esse filtro varia com base no modelo em questão, e por isso é necessário conferir essa informação junto a montadora.

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