Direção elétrica ou hidráulica?

Veja as diferenças e a melhor opção para seu perfil

Se você vai comprar o seu próximo ou primeiro veículo, saiba que algumas informações não podem ficar de fora da sua análise, como o tipo de direção desse automóvel. Nesse sentido, é de suma importância que você confira as principais diferenças entre a direção elétrica ou hidráulica e qual é a opção para o seu carro.

Como funciona a direção elétrica?

A priori, é importante entender como funciona a direção elétrica, pois ela vem conquistando diversos motoristas hoje. Assim, o seu sistema funciona a partir de um motor que está integrado à caixa de direção. Essa caixa é responsável por transmitir a rotação do volante que é monitorada por sensores.

Esse sistema não possui qualquer ligação com os recursos do motor, como ocorre com a direção hidráulica. Porém, esse tipo de direção traz consigo um certo custo significativo de reparo, por conta da tecnologia agregada.

No geral, pode-se afirmar que a direção elétrica é mais exata e leve, em comparação com a hidráulica. Assim, essa direção responde com precisão ao comando do motorista, principalmente em alta velocidade na estrada.

Saiba que a direção elétrica pode ser instalada em todos os tipos de automóvel, contudo, é mais comum ver essa direção nos sedans e nos hatches, pois são carros mais leves e não consome tanto os recursos do motor. Por esse motivo, essa direção é ideal para o motorista iniciante.

Como funciona a direção hidráulica?

Para decidir qual tipo de direção escolher, entre elétrica e hidráulica, é preciso entender como funciona a direção hidráulica, também chamada de direção assistida. Destaca-se, portanto, que essa direção é um avanço tecnológico, e foi por muito tempo considerada um artigo de luxo.

Na direção hidráulica, encontramos o reservatório de óleo, bomba hidráulica, pinhão, tubulação de baixa e alta pressão e cremalheira. Assim, quando o condutor gira o volante, o pinhão gira também, a cremalheira orienta as rodas e a pressão do óleo torna mais fácil o manuseio da direção.

Logo, é possível afirmar que a direção hidráulica funciona graças à pressão do óleo no sistema. Assim, a válvula no volante faz um movimento de abre e fecha.

Como escolher entre a direção elétrica ou hidráulica?

Agora que você entendeu qual a diferença entre a direção elétrica e a hidráulica, saiba como escolher a opção ideal para o seu perfil. Se você precisa de um carro mais econômico como um todo, a direção hidráulica possui um valor mais acessível.

Isso porque a revisão e a manutenção da direção elétrica é mais cara por conta da complexidade desse sistema. Em contrapartida, a direção elétrica é mais simples de revender, além de apresentar uma resposta rápida aos comandos.

Assim, a direção hidráulica se apresenta como um veículo mais potente e robusto, com uma tecnologia eficiente e boa experiência de direção. Independente do tipo de direção que você escolher, lembre-se de revisar o carro antes de realizar a compra.

Gostou do conteúdo? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de todas as novidades do mercado automotivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo