Prós e contras de um carro elétrico

A evolução no mercado automobilístico gera uma certa resistência em relação aos compradores. Hoje em dia, a principal marca que se destaca pelos carros elétricos é a Volvo, porém, muitas outras montadoras estão entrando nesse mercado. Por isso, confira a seguir os prós e contras de um carro elétrico.

Inclusive, esse mercado não surgiu de forma aleatória, e sim a partir do novo projeto de lei de n° 304/2017. Esse PL dispõe que a partir de 2030 não será mais possível vender carros que sejam movidos a combustíveis fósseis, a exemplo do GNV, diesel e gasolina.

O projeto de lei ainda prevê que esses carros não poderão circular nas ruas, com o intuito de diminuir os impactos ambientais. Porém, os carros elétricos realmente são a melhor opção?

Prós de ter um carro elétrico

A priori, vamos analisar os prós de ter um carro elétrico, trazendo as principais vantagens desse carro.

Diminuir o consumo das fontes fósseis

As fontes fósseis não são infinitas, logo, é preciso se preocupar com o esgotamento dessas fontes. Desse modo, os carros elétricos reduzem o consumo e a queima de fósseis. Isso também serve para os carros híbridos plug-in, que funcionam com tomada e motor à combustão.

Redução da emissão de CO2

No geral, são emitidas cerca de 25 toneladas de gás carbônico no caso dos carros movidos a combustão. Porém, essa não é a mesma estatística nos carros elétricos, que emitem 18 toneladas.

Economizar no combustível

Com o aumento do valor dos combustíveis atualmente, é muito difícil dizer se o carro é de fato econômico ou não. Além disso, é muito caro encher frequentemente o tanque. Assim, o uso de um carro elétrico economiza cerca de 80% do valor em relação à gasolina.

Não ter gastos caros com manutenção

Outra vantagem dos carros elétricos é não gastar muito com manutenções ao longo do ano, afinal, a bateria possui uma quantidade considerável de lítio. Por conta disso, e dos elementos das outras peças, a manutenção pode ser muito acessível a depender do seu modelo.

Brasil possui energia verde elétrica

Por fim, a última vantagem dos carros elétricos que trouxemos é que o Brasil tem energia elétrica verde. Com base nos dados informados pelo governo brasileiro, mais de 80% das nossas fontes advém de origens renováveis, sendo as mais usadas biogás, eólica, hidrelétrica, solar e biomassa.

Contras de ter um carro elétrico

Por outro lado, também é interessante analisar os “contras” de adquirir o seu carro elétrico.

Esses carros podem demorar um pouco para se tornarem acessíveis

Hoje podemos encontrar carros elétricos custando cerca de R$ 100 mil. Com o tempo, a expectativa é que as pessoas possam aproveitar créditos facilitados para adquirir esse carro. Porém, mesmo assim, vai demorar até que os carros elétricos superem, em quantidade, os carros a combustão.

Muitos resíduos

Outra desvantagem dos carros elétricos é que eles podem gerar muitos resíduos. Afinal, em 2040, os carros à combustão não irão mais circular nas estradas, pelo menos esse é o esperado. Assim, fica o grande questionamento: onde esses antigos carros irão ficar? Eles poderão ser descartados?

O carro pode descarregar em uma viagem

Durante uma viagem, o seu carro elétrico pode viajar. Isso porque, no Brasil, apenas cerca de 100 estruturas estão preparadas para essa recarga. Então, é interessante planejar um trajeto com os pontos de fast charge.

Qual seria a melhor solução para os carros elétricos?

Uma solução muito interessante para os carros elétricos no Brasil é retirar a bateria. Assim, o carro seria abastecido com etanol, extraindo o hidrogênio e direcionando para a fuel cell. Isso aproveitaria os nossos postos com bombas de etanol.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo