O que é o rodízio de veículos

O rodízio de veículos pode ser entendido como uma estratégia eficiente para organizar melhor a circulação de automóveis. Isso porque hoje as cidades contam com um volume muito alto de carros e veículos no geral. Por isso, é necessário adotar certas medidas que melhorem as condições de tráfego no trânsito, diminuindo a poluição do ar e proporcionar uma boa mobilidade.

No Brasil, o rodízio de veículos foi adotado em São Paulo, e a intenção é testar essa estratégia para expandir e alcançar outras cidades. Dito isso, entenda a seguir o que é, e o motivo da sua criação.

Conceito do rodízio de veículos

O rodízio é uma norma municipal que teve como motivação para a sua criação o intuito de diminuir a quantidade de veículos na cidade. Assim, essa circulação é regulamentada nos horários de pico, isto é, quando os veículos se encontram com mais frequência nas rodovias. Em caso de desobediência a esta norma, você pode receber alguma penalidade, como multa.

O rodízio é muito eficaz para cidades que têm um grande volume de veículos, e até hoje apenas o São Paulo adotou essa medida. Assim, em SP, o rodízio se baseia no número final da sua placa, e a depender da sua placa, você não pode circular em certos dias, horário e áreas do município.

Por que ?

O rodízio de veículos é uma medida complementar à direção defensiva dos motoristas. Isso porque é necessário garantir uma boa fluidez de trânsito – em especial onde há uma grande circulação de veículos.

Então, diante da alta movimentação das vias, o rodízio de veículos surge como uma forma de reduzir a poluição da atmosfera e agregar às grandes metrópoles mobilidade urbana. Por isso, você pode transitar com tranquilidade nas vias.

Como é feito o rodízio de veículos?

O rodízio ocorre através da regulação dos veículos que podem transitar em certos horários e dias nas vias. Para que isso seja possível, o número final das placas é considerado um parâmetro para a circulação de determinados automóveis.

Logo, o sistema de rodízio funciona com base nos horários e dias que estejam de acordo com as suas necessidades. Porém, você não fica impedido de realizar alterações no rodízio se for necessário – seja por conta do trabalho, estudos e demais casos.

Essa limitação começa segunda-feira e vai até sexta-feira, ocorrendo em dois horários: das 7h às 10h, e, depois, das 17h às 20h:

  • Segunda-feira: placas com final 1 e 2;
  • Terça-feira: placas com final 3 e 4;
  • Quarta-feira: placas com final 5 e 6;
  • Quinta-feira: placas com final 7 e 8;
  • Sexta-feira: placas com final 9 e 0.

Casos de isenção do rodízio de veículos

Alguns veículos estão isentos do rodízio em São Paulo, como os táxis, motocicletas, transporte escolar, guinchos, transporte coletivos, lotação autorizados e veículos utilizados nos serviços de emergência.

Então, essas pessoas não precisam se sujeitar ao rodízio. Além dos mencionados, é possível citar ainda pessoas com deficiência, porém, elas devem solicitar a isenção, em razão das suas condições de saúde.

Você já conhecia o rodízio ? Continue acompanhando as nossas publicações para entender melhor as regras de trânsito na sua cidade.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo