Peças automotivas novas ou usadas

Você precisa comprar peças para o seu carro, mas não sabe qual é o melhor tipo para investir? Os donos de automóveis passam por esse dilema constantemente. Afinal, as peças usadas costumam ter um valor acessível, e as novas, um tempo maior de garantia. Portanto, confira a seguir: peças automotivas novas ou usadas, qual comprar?

Em algum momento, o seu veículo vai precisar de um reparo ou simples manutenção. Nesse sentido, é necessário adquirir peças. Por isso, você pode escolher entre as peças automotivas novas ou usadas. Mas você sabe qual a real diferença entre elas? Descubra a seguir que cada uma dessas peças tem os seus pontos positivos e negativos.

Peças automotivas novas

Como o nome já nos propõe, a compra de uma peça automotiva nova envolve elementos ainda “lacrados”. Confira a seguir os seus pontos positivos e negativos.

Pontos positivos

Inicialmente, vamos explorar os pontos positivos da compra de uma peça nova. No geral, esses benefícios são um pouco óbvios, ou seja, a sua durabilidade e funcionamento correto. Não que as peças usadas não funcionem, mas elas possuem um certo desgaste – justamente em razão do seu uso.

As peças novas, já que nunca foram utilizadas, garantem o desempenho e eficiência que você espera. Caso contrário, ainda é possível contar com a sua garantia de fábrica, a qual se responsabiliza por maiores transtornos. Isso sem contar que uma peça nova mantém o bom desempenho do veículo em si.

Pontos negativos

Por outro lago, a compra de peças novas tem pontos negativos também, como o seu preço, que é o principal fator – e que desestimula a compra. Na maioria dos casos, as peças automotivas novas são as mais caras do mercado.

Além disso, a depender do modelo do seu veículo e do país de origem da fabricação, as peças podem ser ainda mais raras de encontrar. Por isso, antes mesmo da compra de um automóvel, é interessante buscar pela disponibilidade de peças no mercado, já que, eventualmente, você precisará delas.

Peças automotivas usadas

Para decidir qual será a melhor opção para comprar, entre peças automotivas novas ou usadas, agora iremos analisar as peças seminovas.

Pontos positivos

A começar por seus pontos positivos, as peças usadas trazem como principal benefício da sua compra o valor mais acessível de mercado. Outro ponto interessante é a facilidade de encontrar peças desse tipo, tanto na internet como nas lojas especializadas em automóveis no geral.

Às vezes, a compra de uma peça usada pode ainda cobrir certos defeitos ou falhas, a depender do período de garantia que você está pegando. Isso é muito importante, pois é uma maneira de se prevenir frente a qualquer tipo de situação. E o último ponto positivo que trouxemos é a possibilidade de negociação, podendo encontrar um valor ainda mais em conta.

Pontos negativos

Por fim, o ponto negativo da compra de peças usadas também é óbvio, uma vez que o desgaste das peças e a possibilidade de ter algum defeito são fatores muito emergentes. Então, existe a possibilidade de você ter que trocar a peça antes do previsto.

Esse conteúdo foi útil para você? Continue nos acompanhando e entenda tudo sobre o mercado automotivo!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo