Vidro elétrico parou de funcionar, o que pode ser?

O vidro elétrico é comumente considerado um item de verdadeiro luxo nos veículos – pelo menos, essa era a realidade há um certo tempo. Isso porque hoje o vidro elétrico também é um acessório de segurança para o automóvel. Logo, ele se tornou cada vez mais comuns nos modelos atuais.

Dito isso, você sabe qual pode ser a causa para o seu vidro elétrico ter parado de funcionar? É sobre isso que falaremos a seguir. Continue nos acompanhando!

Principais motivos para um vidro elétrico parar de funcionar

Os vidros elétricos são um item utilizado com frequência, da mesma forma que ocorre com um ar-condicionado. Logo, é preciso ter uma certa atenção com os principais motivos que justificam um vidro elétrico ter parado de funcionar.

Ao perceber que o seu vidro elétrico do carro parou de funcionar, procure um profissional da área. Isso porque o sistema de vidro elétrico do veículo possui apenas a central de comando, motor de acionamento e os botões que ficam nas portas. Logo, o motivo de o vidro ter parado tem relação com algum desses itens.

Isto é, pode ser que alguma parte deste conjunto tenha falhado ou o seu processo tenha sido interrompido. Por isso, vamos conferir abaixo as principais causas de o vidro elétrico parar de funcionar.

Problemas no botão

O seu vidro elétrico pode ter parado em razão de algum problema no botão, pois esse dispositivo é responsável pela descida e subida do vidro. Em alguns modelos, encontramos o acionamento automático que, por questão de segundos, é capaz de reduzir a pressão interna ao fechar as portas do carro.

Sendo assim, a falha no botão pode ter como causa o contato com líquidos, que costuma ocorrer com a porta aberta em chuvas fortes. Além disso, o botão pode apresentar falha caso um dos componentes elétricos tenham sido atingidos por corrosão, o que gera mau contato.

Falhas no motor de acionamento

O acionamento dos vidros elétricos ocorre direto de um motor que fica na parte interna da porte, sendo um dispositivo elétrico. Logo, está sujeito a falha pelos mais diversos motivos. Nesse sentido, o motor do vidro elétrico pode ser atingido por uma infiltração de líquidos, rompimento da fiação e corrosão nos contatos elétricos.

Porém, a falha pode ser um simples defeito no motor, que está preso a uma cremalheira. Aqui, os motivos são os mais diversos possíveis, e por isso a melhor opção é levar o seu carro a uma oficina especializada.

Central de comando

Por fim, o último motivo que trouxemos, que costuma ser uma das causas de falha no vidro elétrico, é problema na central de comando. Sendo assim, o problema, no geral, está no painel, na parte interna do compartimento de fusíveis ou relês do carro.

Se os vidros não estão funcionando, esse defeito pode estar em um dos fusíveis. No painel do conjunto encontramos um esquema com os números dos dispositivos e das funções.

Esse conteúdo foi útil para você? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de todas as novidades do mercado automotivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo