Quando trocar a pastilha de freio?

Quem tem um carro próprio precisa estar atento a todo tipo de manutenção possível. Em um carro, algumas das principais atenções são com o óleo de motor, a água do filtro e a pastilha de freio. Porém, você sabe quando trocar a pastilha de freio? Confira a seguir o momento ideal para essa substituição.

Para que o sistema de frenagem do veículo funcione com êxito, é preciso ter cuidado com esse item, que é essencial. Por isso, tome todos os cuidados envolvendo essa peça e evite prejuízos maiores no futuro. Entenda melhor como funciona a pastilha de freio e quando trocá-la.

O que é uma pastilha de freio?

A priori, é interessante definir o que é uma pastilha de freio. Sendo assim, em suma, essas pastilhas são penas pequenas que ficam no sistema de frenagem (de freio a disco). Na maioria das vezes, podemos encontrar a pastilha de freio no conjunto das rodas traseiras.

Desse modo, a partir do acionamento do freio pelo motorista, através do pedal, as pastilhas auxiliam na redução da velocidade desse disco. Isso diminui as rotações e o veículo consegue parar. Embora tenham uma mecânica simples, é necessário priorizar os seus cuidados para que o sistema de frenagem não sofra algum prejuízo.

Principal finalidade das pastilhas de freio

Após ter uma noção básica do que é a pastilha de freio, entenda a sua principal finalidade. Como foi dito acima, esse item é uma peça indispensável do sistema de frenagem do carro. Por esse motivo, a pastilha gera um atrito em relação ao disco metálico ou de fibra de carbono.

Com o atrito, a pastilha ajuda a diminuir a velocidade do carro. Sem ter uma pastilha de freio de qualidade, a frenagem do veículo será prejudicada. Além de envolver uma manutenção mais cara, isso aumenta o risco de algum acidente. Afinal, o seu freio não funcionará como deve.

Logo, é de suma importância entender o momento ideal para fazer a substituição da pastilha de freio. Para isso, esteja atento, em especial, aos principais sinais de desgaste.

Principais sinais de que você precisa trocar a pastilha de freio

Para saber o momento ideal de troca da pastilha de freio, você deve prestar atenção aos sinais que o seu carro está demonstrando. Além disso, esse é um componente que se desgasta com o tempo, devido ao calor do atrito. Portanto, fique atento aos sinais.

Espessura e ruído da pastilha

A espessura e os ruídos da pastilha são os primeiros sinais. Ou seja, se você ouve com frequência ruídos metálicos vindo do sistema de frenagem, isso significa que é necessário trocar a pastilha.

No que se refere à espessura da pastilha, é preciso saber que o seu tamanho mínimo é de 2 mm. Isto é, quando a pastilha chega a essa espessura, é recomendado fazer a troca do item. Afinal, isso indica que o componente perdeu uma boa parte considerável do seu desempenho.

Eficiência dos freios

Se o pedal do freio está desconfortável, isso significa que é preciso trocar a pastilha dos freios. Afinal, esse item perdeu a sua eficiência. Contudo, esse desconforto também pode estar atrelado a outras situações, a exemplo do vazamento do fluído ou desgaste do disco de freio.

Quantos quilômetros o seu carro já rodou?

O indicado é que você troque a pastilha de freio a cada 20 mil km rodados. Esse é o tempo médio que o item pode se desgastar e não desempenhar da melhor forma as suas funções. Essa é a importância de realizar com frequência manutenções e revisões de caráter preventivo.

Gostou dessa dica? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de todas as novidades do mercado automobilístico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo