Mecânica para motos

Sabemos que muitos pilotos amam a sua moto, e que esse é um dos bens mais valiosos de uma pessoa. Além de agregar importância para se locomover no dia a dia, a moto é fundamental para o trabalho de muitos. Por isso, trouxemos algumas dicas de mecânica para motos que você precisa conhecer. Continue nos acompanhando!

A importância de manter a mecânica para motos

Antes de trazer propriamente as dicas que você podem te ajudar a conservar sua moto, é interessante destacar a importância de conhecer a parte mecânica do seu meio de transporte.

Esse conhecimento não é importante apenas para manter o funcionamento adequado do seu motor, mas também para garantir o seu desempenho, economia e segurança no dia a dia. Por isso, mantenha a mecânica para motos avaliando sempre a sua estabilidade, valores de manutenção e desempenho na estrada.

Principais cuidados sobre a mecânica para motos

Se você deseja garantir a eficiência e aproveitamento do seu automóvel, saiba que alguns elementos de mecânica devem ser avaliados com uma certa frequência. Confira a seguir os principais pontos sobre a sua moto que precisam de atenção.

Lubrificação da corrente

O primeiro ponto que merece destaque é a lubrificação da corrente da moto, pois isso deve ser feito a cada 500 km rodados. Esse procedimento evita que a corrente se desgaste e aumenta a vida útil, agregando confiabilidade ao meio de transporte. Com isso, você evita acidentes no trânsito e maiores prejuízos no futuro.

Calibragem dos pneus da moto

Outro fator mecânico que deve ter a sua atenção é a calibragem dos pneus, pois isso interfere no consumo de combustível e na performance do motor. Por isso, a indicação é que você calibre a cada 15 dias, se baseando na determinação do fabricante.

Troca de filtro e de óleo

Esteja atento à troca de filtro e de óleo, pois isso evita o desgaste das peças do motor, além de remover impurezas e das partes internas. Essa prática integra as ações de manutenção preventiva. Ressalta-se que a recomendação é que a troca de óleo deve ser feita após 3 mil km rodados.

Verifique os parafusos da motor

Os proprietários de motos precisam verificam de forma regular os parafusos das rodas, suporte e da carenagem. O motor pode provocar uma alta vibração, afrouxando, consequentemente, os parafusos com o tempo. Logo, confira e ajuste o que for necessário.

Confira os cabos de embreagem e dos freios

Os cabos são peças essenciais para a mecânica das motos, precisando passar por revisões frequentes. Nesse momento, o mecânico pode verificar a necessidade de troca dos cabos em razão do ressecamento e da diminuição de sua vida útil.

Cheque os freios

Se você utiliza a sua moto com frequência, cheque os freios, realizando a troca dos tambores e dos discos quando for necessário. Inclusive, saiba que o desgaste do freio a disco é visível sem nenhum equipamento, como o elevador, por exemplo. Porém, o freio a tambor deve ser retirado para uma análise mais cautelosa.

Gostou das dicas? Acompanhe os nossos conteúdos para se manter atualizado sobre o mercado automotivo nacional.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo