Diferenças entre caminhão e carreta

O caminhão e carreta costumam ter uma certa semelhança entre si, sendo até mesmo considerados veículos muito distintos. Isso ocorre porque as finalidades que cada um desempenha são diferentes. Por esse motivo, compreender as diferenças de cada um é fundamental na antes de escolher o tipo ideal para a sua operação. 

Destaca-se, nesse momento inicial, que é possível selecionar os tipos e modelos ideais dentre esses dois para certos tipos de transportes de cargas. E é necessário, ainda, levar em consideração o tipo de estrada e rodovia, além dos trajetos.

Principal diferença entre caminhão e carreta

Apesar de parecer óbvio que o caminhão e a carreta são meios de transportes do tipo rodoviário de cargas, é comum perceber que muitos não conhecem as suas especificações e diferenças. Uma das informações pouco comentadas é que esses transportes podem circular em áreas urbanas, em alguns casos.

Nesse sentido, vemos que a principal diferença é que o caminhão é considerado um veículo fixo ou monobloco. Por outro lado, as carretas são veículos articulados. Sendo assim, os caminhões possuem uma única parte, em que encontramos a cabine, motor e a carroceria – a parte que se destina às cargas.

No entanto, as carretas também são veículos articulados, afinal, a sua unidade de carga é separada, cuja divisão ocorre em duas partes. Na primeira parte, temos a cabine, o motor e as rodas de tração. Já na segunda vemos as unidades de carga.

Principais tipos de caminhões de transporte de carga

Agora que você sabe qual a diferença entre caminhão e carreta, conheça os principais tipos de caminhão. Saiba que todos os caminhões possuem uma capacidade mínima e máxima de carga que varia de acordo com o peso e cubagem, carroceria e outros fatores. Os principais exemplos são:

  • Veículo Urbano de Carga (VUC) ou 3/4: esse é o tipo ideal para áreas urbanas, por serem mais leves e de menor porte. A capacidade do VUC costuma ser de 3 toneladas.
  • Caminhão Toco ou caminhão semipesado: esse é o tipo mais usado em mudanças, transporte de carga seca e como caminhão caçamba de pedra, terra e areia. O seu eixo é simples na carroceria, isto é, um eixo frontal e outro traseiro de rodagem simples.
  • Caminhão Truck ou caminhão pesado: esse caminhão tem como principal finalidade o transporte de cargas maiores, com o seu eixo duplo na carroceria.

Principais tipos de carretas de transporte de carga

Após explorar os principais tipos de caminhão, conheça algumas carretas que podem ser ideais para você.

  • Cavalo mecânico ou caminhão extrapesado: essa carreta pode ser engatada em diversos tipos de carretas e semi-reboques, destinada ao transporte de mercadorias. Ele é composto por cabine, motor e rodas de tração com eixo simples (duas rodas).
  • Cavalo mecânico trucado ou LS: é muito parecido com o cavalo mecânico, porém, com a diferença de ter eixo duplo no conjunto, conseguindo carregar mais peso.

Como escolher entre o caminhão e carreta

Antes de investir em um caminhão ou carreta para o transporte de carga, saiba que isso exigirá um alto custo, e, por conta disso, é de suma importância ter a certeza de que o veículo escolhido é o ideal.

Em razão disso, tenha em mente:

  • Identifique e calcule o tamanho da carga
  • Qual o trajeto ideal para a rota da mercadoria
  • Se essa rota deve ocorre dentro ou fora do perímetro urbano

As transportadoras que realizam o trabalho urbano preferem os caminhões, uma vez que é um veículo leve e ágil. Por outro lado, as carretas são procuradas para o transporte de cargas mais pesadas e viagens longas, tendo em vista que a sua capacidade de tração aumenta com base no número de eixos do conjunto.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e acompanhe as nossas publicações para ficar atualizado sobre o mercado automotivo brasileiro.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo