O que é um motor V8?

O motor de um carro é como o coração de um veículo. Sendo assim, existe diversos tipos de motores, que variam de acordo com a potência do modelo e da montadora. Desse modo, um dos motores mais conhecidos é o V8 e hoje trouxemos algumas informações sobre ele para que você entenda melhor.

A priori, como o nome nos propõe, o motor V8 indica que esse motor possui em sua configuração 8 cilindros. Esses cilindros estão organizados em duas colunas, o que formam a letra V. Essa organização é capaz de diferenciar o V8 dos demais motores. Por isso, confira a seguir o que é um motor V8 e quais as suas principais características.

O que é um motor em forma de “V”?

Com o tempo, os motores de carro evoluíram bastante, a fim de acompanhar as novas mudanças nos automóveis. Nesse sentido, surgiu o motor em V, cuja principal diferença e a disposição dos seus cilindros.

Por exemplo, o motor V carrega esse nome por alocar os cilindros, de forma inclinada, em dois planos distintos. Assim, eles formam um ângulo que cria a letra V. Desse modo, os carros que utilizam esse motor são maiores, com uma frente ampla, como as embarcações aeronáuticas e marítimas, e carros de grande porte.

Origem do motor V8

O motor em V surgiu em 1890, uma criação de Gottlieb Daimler. Porém, apenas depois o motor V8 foi de fato criado, cujo responsável foi León Lavasseur. Ele criou um esquema de multiblocos, em que a união era formada por dois blocos com quatro cilindros, chegando a configuração que conhecemos como V8.

Dessa maneira, o mercado automobilístico oficializou essa expressão “V8” com o avanço da tecnologia, a partir da elaboração do motor em bloco único. O primeiro carro com esse motor foi o Modelo 18, da Ford, em 1932 com velocidade máxima de 120 km/h.

Principais componentes encontrados no motor V8

 Agora que já temos uma contextualização sobre o que é o motor V8, entenda melhor sobre os seus principais componentes.

Cilindros

Os cilindros são, na verdade, responsáveis por definir o motor V8. Afinal, as demais partes são montadas com base nos cilindros, sendo os responsáveis pela ação do motor. Na parte interna dos cilindros, é possível encontrar a movimentação dos pistões.

Válvulas do motor

Outro elemento do motor V8 é a válvula, que possuem como objetivo a regulagem dos fluidos e gases, a partir da abertura e fechamento. Além disso, destaca-se que podemos encontrar até 32 válvulas no motor V8. A cada cilindro, temos ao menos duas válvulas, uma para entrada e outra para saída.

Pistões

Os pistões são uma peça fundamental no que se refere a locomoção do carro. Ao comprimir a mistura do combustível com o ar, os trechos superiores se movem para cima, e depois expelem os gases da combustão.

Outros componentes do motor V8

Outros componentes que podemos encontrar no motor V8 são:

  • Virabrequim: responsável por transformar o movimento em rotação;
  • Bielas: tornam possível o movimento vertical e lateral;
  • Mancal: recebe o movimento vertical; e
  • Cárter: deposita o óleo do motor.

Principais modelos de carros com motor V8 no Brasil

Os principais modelos de carros com o motor V8 que encontramos no mercado brasileiro são:

  • Simca Chambord/Rallye/Tufão/Présidence/Jangada
  • Ford F-100
  • Dodge Dart
  • Ford Mustang
  • Chevrolet Camaro

Gostou do conteúdo? Compartilhe esse post e acompanhe as nossas publicações para ficar por dentro de todas as novidades do mercado automobilístico.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo