Como funcionam os airbags?

Os airbags e o seu sistema são peças fundamentais em um veículo, cujo intuito é proteger o motorista e os passageiros. Isso porque, cada vez mais, são adquiridos mais carros, o que enche as estradas e torna mais frequente a possibilidade de acidentes. A fim de evitar prejuízos irreparáveis à vida, é preciso ter airbags no carro.

As causas dos acidentes de trânsito são as mais diversas possíveis, desde a imprudência de alguns condutores até a má qualidade das pistas. Nesse sentido, um sistema de segurança é essencial nos veículos. No entanto, nem todos entendem como funcionam os airbags, e é sobre isso que falaremos a seguir.

Sistema de airbag: o que é?

A priori, é interessante trazer o que é um sistema de airbag. Desse modo, saiba que esse sistema foi pensado justamente para a proteção dos passageiros em um carro nos casos de impactos derivados de um acidente de trânsito.

Dessa maneira, os airbags podem ser entendidos como sacos comprimidos que ficam em uma área específica do carro que tende a sofrer mais impacto, podendo ser no teto, na lateral e na frente do veículo. Um ponto importante é que esses airbags são feitos de tecido e demais materiais embalados hermeticamente.

No acidente, o airbag é enchido de ar, de maneira rápida, e fornece a função de amortecimento do impacto. Isso evita que ocorra uma consequência ainda mais grave. A principal finalidade desse sistema é evitar que as pessoas sejam jogadas para uma área mais sólida do veículo.

Funcionamento do sistema de airbags

Agora que você já tem uma contextualização sobre o sistema de airbags, entenda como eles funcionam na prática. Como vimos, esse sistema existe em função da segurança do condutor e dos passageiros.

Sendo assim, o sistema de airbag possui sensores, saco e o sistema de insuflação. Com isso, não é necessário acionar o airbag, pois isso ocorre automaticamente, logo após a desaceleração brusca do veículo.

Assim, após isso, o airbag é ativado e o controle eletrônico envia um aviso ao ignitor gerador de gás – que, por sua vez, infla a bolsa. Já no gerador de gás, os componentes presentes (guanidina e nitrato de amônia) explodem.

Por isso, o nitrogênio enche a bolsa em menos de 1 segundo (cerca de 30 milésimos de segundo). A bolsa, então, é empurrada devido a expansão de gás e a capa de abre a partir do centro. Essa capa é feita de um plástico especial, com 2 a 3 mm de espessura e sulcos de 0,5 cm.

Ao final, o airbag esvazia e absorve o impacto do corpo. Para que o airbag funcione da melhor forma, é preciso que os passageiros estejam sentados da forma correta, evitando, por exemplo, colocar os pés no painel e usar o cinto de segurança.

Principais tipos de airbag nos carros

Os carros possuem diferentes tipos de airbags, e é interessante conhecer essa variedade:

  • Airbag frontal: esse é o tipo mais comum produzido no Brasil, e infla com base na colisão e a proteção está concentrada no peito;
  • Airbag lateral: esse airbag pode ficar na lateral do carro ou somente na dianteira, com o objetivo de proteger a cabeça e o tórax dos passageiros;
  • Cortina: a cortina se estende na coluna do automóvel, protegendo os ocupantes do carro contra cacos de vidro;
  • Proteção dos joelhos: esse tipo não é tão comum no Brasil, mas visa proteger os joelhos em uma batida; e
  • Central: localizado entre os bancos dianteiros, esse airbag evita o choque esse o passageiro e o motorista em uma batida.

Gostou do conteúdo? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro das novidades do mercado automotivo.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo