Problemas mecânicos nos caminhões

Os caminhões, assim como qualquer outro tipo de automóvel, estão sujeitos a problemas mecânicos. Nesse sentido, se você utiliza este veículo como meio de transporte ou para o seu trabalho, saiba quais são os problemas mecânicos nos caminhões mais comuns no dia a dia.

Esse conhecimento é primordial para que você esteja atento aos primeiros sinais de problemas mecânicos nos caminhões. Evitar esses problemas ou identificar quando eles ainda estão no início é fundamental para garantir o funcionamento adequado do seu veículo. Por isso, vamos conhecer quais são esses problemas mais frequentes.

Motor sofrendo com a perda de força

Um dos problemas mecânicos nos caminhões mais frequente é a perda de força do motor. No geral, o motor desses veículos é pensado para ter um alto torque, afinal, eles precisam de força para conseguir enfrentar uma ladeira – seja ela íngreme ou não – com muito peso.

No entanto, quando o veículo demonstra os principais sinais de cansaço, dificilmente você conseguirá subir ladeiras muito inclinadas. Primeiro, não force o motor. Busque um mecânico imediatamente. Esse problema pode ter como causa um combustível de baixa qualidade, diesel e filtro de ar obstruído ou até mesmo um vazamento nas mangueiras.

Falta de estabilidade no veículo

Outro problema comum no caminhão é a sua falta de estabilidade, em especial nas curvas. E esse defeito mecânico coloca em risco não apenas a vida do motorista deste caminhão, mas também o de outros automóveis na estrada.

Por esse motivo, você deve estar atento aos itens que compõem a direção, suspensão e conjunto de pneus/rodas. No composto da borracha, você precisa manter em dia a calibragem dos pneus, respeitando sempre a indicação do fabricante. Não se esqueça ainda de fazer o balanceamento e alinhamento das rodas.

Além disso, é importante que você fique atento aos possíveis barulhos na suspensão, pois isso pode indicar algum defeito mecânico. Realize, portanto, inspeções técnicas, evitando problemas nos amortecedores e molas.

Imprecisão na hora de trocar a marcha

Se, ao trocar a marcha, você sente uma certa imprecisão, que está dura, difícil de encaixas ou que está escapando sem motivo, busque a ajuda de um mecânico. Isso porque você está correndo o risco de parar, do nada, o veículo na estrada.

Esses problemas podem ter como causa algum defeito no sincronizador, uma vez que essa peça encaixa todas as marchas. Outra causa frequente é o desgaste da embreagem, causando a imprecisão na marcha.

Freios ineficientes ou com muito barulho

Por fim, o último problema mecânico nos caminhões que trouxemos, em razão da sua frequência, é ter freios ineficientes na pista ou que apresentem um barulho muito alto. O comportamento do freio tem relação com as pastilhas ou lonas, e os problemas nessa área podem ter como causa alguma falha nesses componentes.

Nesse sentido, se, ao acionar o pedal do freio, você escutar um barulho muito alto, saiba que isso pode significar o momento adequado para a substituição das lonas ou das pastilhas.

Claro que podem existir outros motivos para esse problema, e por isso você deve conferir os tambores de freio e ficas – se há algum desgaste nessas peças.

E você, já passou por algum desses problemas com o seu caminhão? Conta pra gente aqui nos comentários!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo