Vale a pena comprar carros de leilão?

Se você está considerando comprar carros de leilão, é interessante levar em consideração alguns fatores. Isso porque os veículos adquiridos e vendidos em leilão estão em condições diferentes das que estamos acostumados. Sendo assim, descubra a seguir se vale a pena ou não comprar carros de leilão.

A priori, é interessante ressaltar que os carros oferecidos em leilão geralmente são batidos e roubados. Em alguns casos, vemos até mesmo veículos sem a carcaça. No entanto, isso não é uma regra. Afinal, é possível encontrar carros muito bons nessa oportunidade.

Claro que existem alguns cuidados por trás dessa compra, como com prejuízo ou golpe. Além disso, os carros podem ser comprados para uso próprio ou para a revenda de autopeças.

Como funciona a compra de um carro em leilão?

Nesse momento inicial, entenda como funciona a compra de um carro em leilão. Embora o nome nos remeta aquele formato que envolve um martelo e lances em um espaço físico, hoje podemos encontrar uma modalidade diferente para essa compra de carros.

Atualmente, a venda e compra de carros em leilão pode ocorrer em plataformas virtuais. Por esse motivo, o processo de compra, desde o momento da negociação até a etapa de envio da documentação, é feito pela internet.

Sendo assim, com o leilão de um carro, é estabelecido um valor mínimo de lance. Com base nesse valor, os interessantes oferecem os seus lances e o de maior valor pode adquirir o carro.

Sempre vale a pena compra um carro em leilão?

Assim como qualquer outro tipo de transação de compra e venda de veículos, o leilão de carros pode valer a pena ou não para você. Nessa oportunidade, é possível sim encontrar carros bem conservados, que estão ali apenas pela ausência de pagamento do antigo dono e, por isso, foi apreendido pelo banco.

O que costuma acontecer é que as seguradoras substituem a frota, e oferecem alguns de seus modelos em leilão. Logo, você pode conseguir comprar um carro com um valor reduzido em até 50% segundo a tabela Fipe.

Entretanto, com esse carro sendo vendido em leilão, você não tem o real conhecimento acerca das condições do veículo. Afinal, não será possível realizar um test drive no modelo.

Ademais, com a compra desse veículo, no futuro você pode ter alguma dificuldade com a venda dele, sem contar com empecilhos na hora de contratar seguro auto.

Principais cuidados com a compra de carro em leilão

A compra de carro em leilão pode ser muito benéfica para você ou não. Nesse sentido, é interessante levar em consideração alguns cuidados antes de proceder com a compra efetiva do veículo.

Por exemplo, verifique com o Detran se esse carro está com alguma pendência no sentido de impostos em atraso ou multas. Esses gastos serão arcados por quem compra o veículo.

Outra dica é que você leia todo o edital do leilão, pois os carros com defeitos também podem ser oferecidos em leilão. Assim, toda e qualquer avaria nesse carro deve ser explicada a você no ato da compra.

Esteja ciente ainda dos gastos com a compra de carro em leilão, como a taxa do leilão, possíveis reparos no veículo, transporte do carro e a comissão do leiloeiro (costuma ser de 5%).

Gostou dessa informação? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de todas as novidades do mercado automobilístico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo