Tunar o carro é proibido ?

Muitos motoristas gostam de personalizar o seu próprio carro, e é neste cenário que surge a expressão “tunar o carro”. Isso pode acontecer a partir de uma suspensão rebaixada, uma carroceria adesivada ou um som diferente. Porém, é permitido tunar o carro? Existe alguma restrição quanto a essa prática? É isso que veremos a seguir.

O que é tunar o carro?

O termo “tunar” vem da expressão em inglês “tuning”, e serve para identificar uma modificação ou customização do carro do ponto de vista estético ou da sua performance. Embora essa seja uma prática antiga, o termo só ganhou popularidade após os filmes da saga “Velozes e Furiosos”. Na época de lançamento dos filmes, os carros tunados se tornaram uma verdadeira febre.

Como tunar o carro e não ter problemas com as leis?

Algumas modificações podem ser feitas no carro sem que haja nenhum problema com as leis, e trouxemos alguns exemplos nesse sentido a seguir.

Modificar a suspensão do carro

Essa é uma das principais formas de tunar o carro, contudo, é a que merece uma atenção diferenciada. Isso porque a suspensão se trata de um dos elementos mais importantes para a segurança de um carro.

Nesse sentido, uma das limitações quanto a modificação das suspensões está justamente na regulagem de altura, a exemplo das pneumáticas. Não é indicado, ainda, que você corte as longarinas ou as suspensões.

Ao cortar um elemento que tem ligação com a suspensão, isso prejudica o carro e compromete a estabilidade do carro. Além disso, essa prática diminui a vida útil das peças e prejudica a aerodinâmica do seu veículo.

Se você pretende ter uma suspensão rebaixada, o recomendado é procurar um kit de rebaixamento que é feito de acordo com cada veículo. Outra alternativa é buscar por molas esportivas, deixando o carro em até 5 centímetros mais baixo.

Esteja atento à Resolução de n° 292/2008 do Conselho Nacional de Trânsito, que menciona a distância adequada da carroceria e do solo para que os carros possam circular nas rodovias. Essa distância deve ser igual ou maior que 10 cm.

Tunar o carro a partir das rodas

As rodas chamam muito a atenção dos próprios condutores, e quando pensamos em tunar esses elementos, o estilo é uma prioridade. Dessa maneira, os pneus com banda de rodagem larga e perfil baixo transmitem um estilo de carro esportivo. Além disso, os motoristas costumam incluir calotas personalizadas.

Porém, a legislação atual proíbe a modificação no tamanho do diâmetro externo do pneu ou da roda. Em resumo, o diâmetro final dessa peça deve o que foi estabelecido pela fábrica. Destaca-se, ainda, que o pneu não pode ter nenhum contato com a caixa de rodas quando está em movimento, além de não poder deixar exposta a banda de rodagem além de sua largura de fábrica.

Pintura do carro

No que se refere à pintura do carro, não existe qualquer legislação que limite essa prática. O mais comum é que o dono do carro envelope o veículo de preto fosco ou envelope somente o capô ou o teto. O limite é a sua criatividade, porém, lembre-se de que essa modificação deve constar nos documentos do automóvel.

Gostou das dicas? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de todos as novidades do mercado automotivo.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo