Como escolher o carro mais adequado para você

Se você pretende adquirir um carro, saiba que é preciso levar alguns fatores em consideração. Isso porque ninguém compra um veículo para trocar logo em seguida, pelo contrário. O ideal é que você permaneça com o mesmo carro por muito tempo, a fim de atender às suas necessidades.

É interessante destacar ainda que a compra de um carro envolve um gasto muito alto, e por isso essa escolha deve ser feita com muita cautela. Nesse sentido, entenda a seguir como você pode escolher o carro mais adequado para você.

Principais dicas para comprar o carro ideal

Antes de adquirir um carro, você precisa definir alguns fatores que tornem essa escolha mais simples. Isto é, quais são as suas principais necessidades no momento e de que forma é possível conciliar as qualidades do modelo com o seu estilo. Dito isso, confira as principais dicas para comprar o carro ideal.

Quais são as suas principais necessidades no momento?

O primeiro fator a ser levado em consideração é o seu perfil e necessidades. Dessa maneira, defina quais são os pontos que mais merecem a sua atenção neste momento, como se você namora, é solteiro, tem filhos ou viaja com frequência.

Nem sempre um carro com amplo espaço interno é necessário, pois isso demanda outras habilidades do carro e pode comprometer o desempenho ou custo-benefício. Você pode optar por um hatch menos, como o Fiat Mobi, ou um conversível, como o Peugeot 308 CC.

No caso de famílias com poucos integrantes, a melhor opção é um conversível com 4 assentos, a exemplo do BMW Série 4 Cabrio. Outra indicação é um hatch compacto, tendo como exemplo o Chevrolet Onix.

Já no caso das famílias muito grandes, é preciso ter um carro com amplo espaço interno, como acontece com os sedãs compactos (Ford Fiesta), médios (Corolla) e compactos (como Honda Fit). Todas trazem uma ótima experiência para as famílias.

Esse será o seu primeiro carro?

Além de entender o seu perfil, você precisa ter em mente se esse será o seu primeiro carro ou não. Em caso positivo, opte por veículos com melhor dirigibilidade e menores. Isso vai te ajudar a criar confiança com o automóvel e se acostumar com as estradas. Essa é uma dica muito importante para os recém habilitados.

Qual a sua motivação para a compra do carro?

Ter um carro significa independência para se locomover e mobilidade. Porém, todos têm uma motivação para a compra de carro, isto é, qual será a finalidade do veículo: lazer, trabalho ou fonte de renda extra. Se você irá se locomover em pequenas distâncias, um hatch pode ser o melhor indicado, a exemplo do VW Gol.

Porém, se você precisa trabalhar com o carro, uma picape (Fiat Strada) ou uma van (Renault Master) é o ideal. Uma outra indicação pode ser um carro coupé (C 300 Coupé Sport).

Quantos passageiros irão utilizar o carro?

Outro fator que deve ser levado em consideração é a quantidade de passageiros do carro. Se você preza pelo conforto de uma família grande, o Fiat Doblò é a melhor opção. Você também pode escolher entre um Renault Duster ou um Ford EcoSport.

Onde esse carro vai rodar?

O carro está sendo comprado para rodas na cidade? Então você precisa de um modelo que se adapte bem no ambiente urbano, como os automáticos, a exemplo do Toyota Etios e o Hyundai HB20. Em cidades tranquilas, os carros de câmbio manual podem ser ótimos.

Na estrada, tenha como parâmetro carros que não quebrem com facilidade, a exemplo de um SUV Mitsubishi Pajero ou um EcoSport. Por fim, os motoristas que pretendem se aventurar devem escolher modelos com tração 4×4 – Fiat Palio Adventure e VW CrossFox.

Gostou das dicas? Acompanhe as nossas publicações e esteja por dentro das novidades do mercado automobilístico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo