Recarregar a bateria ou comprar uma nova?

Assim como todos os componentes do seu carro, a bateria merece uma atenção especial e frequente. Por isso é tão importante manter a frequência de revisões e manutenções preventivas. Nesse sentido, se a sua bateria está apresentando algum tipo de falha, saiba que é melhor recarregar ou comprar uma nova.

Inicialmente, é interessante destacar que a bateria do carro é responsável por alimentar os sistemas elétricos do veículo. Por conta disso, em algum momento, é necessário comprar uma nova ou recarregar a bateria. Mas como saber qual a melhor opção? Confira a seguir.

É necessário fazer a substituição da bateria do carro?

Nem sempre é necessário substituir a bateria do seu carro. Em alguns casos, é preciso somente recarregar. Entretanto, você deve saber qual o momento apropriado para cada uma dessas ações.

Tenha em mente que a maioria das baterias são feitas de chumbo e ácido sulfúrico diluído, além de outros componentes. Por conta disso, em decorrência do tempo, a bateria pode perder uma parte significativa da sua capacidade. Isso ocorre por conta da sulfatação.

Desse modo, a bateria pode não ser mais suficiente para o funcionamento adequado do seu carro. Nesse cenário, você pode precisar substituir ou recarregar essa bateria.

Tempo médio de vida útil da bateria do carro

No geral, a vida útil da bateria de carro é de 5 a 7 anos, em especial quando o veículo é utilizado de forma diária. Caso o carro fique muito tempo estacionado no dia a dia ou parado por muito tempo, essa média de vida útil pode ser ainda menor.

Isso ocorre porque a bateria pode durar ainda mais quando ela está sempre carregada, apesar de a sobrecarga danificar esse item. Logo, algum problema presente no sistema de carregamento pode ter como causa a bateria comprometida, por exemplo.

Sinais de que a bateria do seu carro está comprometida

Para saber se a bateria do seu carro está comprometida, fique atento a alguns detalhes e sinais que o veículo está dando. O exemplo mais comum é quando a bateria perde a capacidade de carga. Assim, ela não consegue mais manter a sua carga.

Com essa capacidade comprometida, você perceberá que o carro não vai ligar com a mesma facilidade e o motor vai girar de forma mais lenta. E isso vai acontecer mesmo com a bateria carregada completamente. Portanto, nessas situações, recarregar a bateria não será suficiente, e sim fazer a sua substituição.

Em termos práticos, o motor tem um arranque muito lento e para dar partida no carro vai ser difícil. Além disso, é perceptível nesses casos que as luzes do interior do carro vão ficar mais escuras e piscando com frequência na hora de virar o motor.

Como testar as condições atuais da bateria?

É possível testar as condições atuais da sua bateria com o auxílio de um mecânico e um aparelho – podendo ser computadorizado ou multímetro. Ele irá informar qual o estado atual da bateria, o sistema de partida e o de carga.

Esses testes são muito simples e costumam ser gratuitos nas oficinas. Somente com esse teste você pode ter a certeza se é necessário substituir ou recarregar a bateria. Caso a sua bateria seja muito antiga, o próprio mecânico irá recomendar a troca do item.

Inclusive, a substituição é indicada para as baterias que apresentam algum vazamento ou um dano mecânico. Por esse motivo, é necessário ter cuidado antes de simplesmente recarregar a sua bateria, evitando maiores prejuízos.

Sendo assim, faça revisões e manutenções preventivas com frequência e evite que o carro seja prejudicado de alguma forma. Nesses momentos, os mecânicos costumam verificar trocas de óleo, água no motor, filtro e o estado da bateria.

Gostou da dica? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de todas as novidades do mercado automobilístico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo