Vai comprar uma moto usada? Veja algumas dicas importantes!

Comprar uma moto usada requer uma série de cuidados importantes. Isso porque, é fundamental que você tenha a certeza de que está fazendo um bom negócio para não sair no prejuízo.

Ora, você nunca sabe como a motocicleta foi usada pelo dono, se ela recebeu alguma manutenção ou se já se envolveu em algum acidente de trânsito, por exemplo.

Por esse motivo, algumas dicas se tornam necessárias para que a compra da moto não se torne uma verdadeira dor de cabeça. Logo, é sobre elas que vamos falar aqui hoje.

Confira toda a documentação antes de comprar uma moto usada

O primeiro ponto que você deve se atentar ao pensar em comprar uma moto usada é conferir com o proprietário atual toda a documentação dela.

A partir daí, você consegue conferir se todos os tributos foram pagos, se existe alguma multa no nome do motorista, se há restrições na motocicleta ou se ela passou por algum furto ou roubo.

Então, para ter essas informações é muito fácil, você só precisa acessar o site do Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado e analisar se há pendências.

Ora, caso compre uma moto sem consultar a documentação, você terá que pagar pelas pendências e o custo pode ser alto.

Além disso, há outro problema maior que você terá que lidar, que é a dificuldade em passar a motocicleta para o seu nome.

Faça uma análise no estado da motocicleta

É interessante ainda que, antes de comprar uma moto usada, você faça uma análise geral do estado dela.

Inclusive, você não precisa ser o responsável por esse processo. Afinal, o ideal é que você leve a motocicleta até um mecânico de confiança e aguarde o retorno dele sobre as condições em que ela está.

Então, a partir dessa análise é possível identificar problemas que não são tão simples assim de serem notados, como ruídos no motor ou problemas de suspensão, por exemplo.

Dessa maneira, a depender do problema que a motocicleta tiver, a compra nem sempre é interessante, visto que alguns reparos podem custar muito caro.

Sem contar que quem faz a compra de uma moto usada nem sempre tem as condições de arcar com conserto assim de início, não é mesmo?

Confira a parte elétrica

A parte elétrica é outro detalhe a se atentar antes de comprar uma moto usada. Apesar de serem consertos mais leves e básicos, merecem atenção.

Portanto, confira se todas as luzes estão funcionando corretamente e caso não estejam, negocie logo esses reparos antes de fechar o negócio.

Então, vale lembrar aqui que as motos mais atuais contam com luzes no painel que contribuem para a identificação do funcionamento dos diferentes acessórios.

Peça para fazer um teste-drive antes de comprar uma moto usada

O teste-drive não funciona apenas para quem vai fazer a compra de uma moto 0 km, ele é indicado também para quem deseja adquirir um modelo usado.

Dessa maneira, através desse teste, você consegue identificar possíveis problemas da motocicleta, como ruídos estranhos ou problemas nos freios, por exemplo.

Além disso, é neste momento que você avalia se a moto é capaz de atender a sua expectativa, visto que após a compra é difícil desfazer o negócio caso algo não lhe agrade.

Análise o preço

Por fim, faça uma análise também do preço, optando por fechar a compra com alguém que esteja vendendo a motocicleta por um preço compatível com o mercado.

Apesar de parecer vantajoso fechar negócio com quem vende muito barato, há o risco de você está adquirindo uma moto com problemas e que você nem imagina.

Então, confira a tabela FIPE e se a motocicleta estiver 45% abaixo da tabela, ligue o “sinal de alerta”. Caso esteja acima do preço, vale a pena tentar negociar e quem sabe você consegue um bom desconto.

Conclusão

Enfim, essas são as principais dicas que você deve seguir ao comprar uma moto usada. Com certeza ao seguir cada uma delas você terá maiores chances de fechar um bom negócio.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo