Tipos de óleo de motor

A manutenção do seu carro é um ponto que merece muito a sua atenção. Isso porque manter o carro com o seu desempenho garante o seu melhor funcionamento. Nesse sentido, você deve entender quais são os tipos de óleo de motor a fim de manter em dias a manutenção do seu veículo.

Qual a principal função dos óleos de motor?

A priori, é interessante destacar que os óleos de motor têm como principal função auxiliar no funcionamento do motor. Porém, essa função pode ser dividida em mais três finalidades, a lubrificante, limpeza interna e controle da temperatura.

No que se refere a função lubrificante, o óleo impede que ocorra atrito envolvendo as peças, o que pode gerar um desgaste – comprometendo o motor do carro. A sua função de limpeza interna, como o nome já nos propõe, tem como finalidade retirar as impurezas acumuladas.

Por fim, a última função do óleo de motor é manter o controle da temperatura do carro, em especial do motor. Como ele fica entre as peças, é possível isolar o contato e ser um isolante térmico também. Ao não colocar o óleo, ou deixar acabar, as peças vão se encostar, o que gera calor e pode gerar prejuízos no futuro.

Principais tipos de óleos

Antes de trazer os principais exemplos de óleo de carro, é interessante que você conheça os tipos de óleo quanto a sua natureza. Isso pode te ajudar na hora de comprar um óleo para o seu carro.

Óleo mineral

O primeiro tipo de óleo é o mineral, que deriva do primeiro refino do petróleo. Como esse óleo é mineral, os seus componentes não apresentam uniformidade. Sendo assim, na maioria das vezes, esse óleo preciso de mais algum aditivo a fim de se tornar apto para o carro. Dentre as três opções que trouxemos hoje, esse óleo tem a menor durabilidade.

Óleo semissintético

Outro tipo de óleo é o semissintético, que traz em sua composição uma parte sintética e outra mineral. Como esse óleo passa por alguns processos industriais, ele tem melhor durabilidade e qualidade. No geral, essa opção traz consigo um ótimo custo-benefício e durabilidade para o carro.

Óleo sintético

Por fim, você pode encontrar ainda o óleo sintético, que tem elementos muito sofisticados, provocando menos oxidações envolvendo as peças. Por isso, de todos, esse óleo é o que apresenta maior vida útil. Embora o seu custo seja maior que os outros, na prática, compensa muito esse valor, tendo em vista que você vai fazer menos trocas.

Tipos de óleos com base na classificação API

No Brasil, o parâmetro de óleos para carros é a classificação API, do Instituto Americano de Petróleo. Por isso, no caso de veículos a álcool ou gasolina, as divisões são de SN, SM, SJ e SL.

Óleo multiviscoso: esse óleo muda a sua viscosidade com base na temperatura do ambiente, se adaptando aos diferentes tipos de clima (principais classificações são SAE 5w-30, 10w-40 e 10w-30); e

Óleo monoviscoso: esse óleo não muda a sua viscosidade com base na temperatura, e eles podem ser encontrados para o verão ou para o inverno (com classificações de SAE 20, 30 e 40, ou SAE 0w, 5w, 10w etc).

Qual o óleo de motor que vale a pena?

O melhor óleo de motor que servirá para o seu carro é que a montadora do seu modelo recomendar, e essa informação está no manual do carro. Afinal, os produtores do seu modelo fizeram diversos testes e eles sabem qual a melhor opção para atingir o melhor desempenho do carro. Por isso, realize uma manutenção preventiva periódica e confira o status do óleo.

Gostou das nossas dicas? Acompanhas as nossas publicações e fique por dentro de todas as novidades do mundo automobilístico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo