Quando devo trocar o óleo do meu carro

Ter um carro próprio envolve diversas responsabilidades, como a manutenção desse veículo. Nesse sentido, é preciso saber quando trocar os pneus, calibrar os pneus e trocar o óleo do carro. Por esse motivo, saiba qual o momento ideal para a troca de óleo.

O óleo do carro é essencial para o bom funcionamento e vida útil do motor. Desse modo, caso contrário, o carro pode ter o seu sistema de lubrificação comprometido, fundindo ou oxidando o motor. Por esse motivo, é de suma importância saber o momento ideal para trocar o óleo do carro.

Sinais de que o óleo do carro precisa ser trocado

Tendo em vista que nem todos os motoristas sabem o momento exato de trocar o óleo do carro, separamos algumas dicas que podem te auxiliar nesse momento. Por isso, conheça alguns sinais de que o óleo do carro precisa ser trocado.

Confira o nível de óleo do carro

O primeiro passo para saber se o óleo deve ser trocado é conferir o seu nível, abrindo o capô. Desse modo, o nível ideal que o óleo deve estar é entre o máximo e o mínimo do medidor.

Caso o marcador esteja apontado para abaixo do mínimo, é preciso completar com lubrificante até o nível indicado, pois isso pode significar falta de lubrificação. Porém, o óleo também pode ser superior ao máximo recomendado. Nesse caso, isso significa que houve uma pressão maior no cárter, também sendo prejudicial para o carro.

No geral, o carro costuma consumir, em média, meio litro de óleo ao atingir 1 mil quilômetros. Esse gasto de óleo pode ser maior em se tratando de veículos mais novos. Logo, por mais que não esteja no período de troca do óleo, esteja sempre atento ao medido.

Verifique a orientação presente no óleo

Outra dica importante é que você verifique a orientação presente no rótulo do óleo, que foi escrita pelo fabricante desse produto. Por isso, haverá na embalagem uma indicação ideal com base no ano e no modelo do seu carro – dizendo a quantidade recomendada a ser usada.

Essa informação pode ser conferida na seção própria de manutenção, e tenha cuidado com o prazo que for indicado. Se você usa o carro com uma certa frequência ou ele passa por congestionamentos todos os dias, é possível antecipar essa troca. Além disso, o lubrificante de motor não pode ser colocado em carros.

Preste atenção no filtro de óleo de motor

Para que a manutenção do seu carro esteja em dia, preste atenção no filtro de óleo de motor, pois ele também deve ser trocado. Na hora de limpar o motor, o filtro é responsável pela passagem do óleo, e acaba armazenando uma certa quantidade de sujeira.

Caso esse filtro não seja trocado, ele chegará ao ponto de estar sobrecarregado com impurezas. Logo, como resultado, o lubrificante não passará com facilidade ou pode bloquear o filtro completamente.

O óleo velho pode prejudicar o seu carro

Agora que você já entendeu como saber o momento ideal de trocar o óleo do carro, tenha em mente que o óleo velho pode prejudicar o seu carro. No entanto, o óleo que escureceu não significa que ele está velho. Na verdade, se o óleo do carro está escuro, isso indica que o motor está limpo.

Porém, se o óleo está velho, isso prejudicará todo o sistema para lubrificação do motor. Essa é a importância de ter uma manutenção assídua do seu veículo.

Gostou desse artigo? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de mais dicas!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo