Qual a importância da revisão no carro?

Ter um carro próprio pode envolver alguns cuidados especiais, e um deles é a revisão do veículo. Claro que existem outros cuidados com esse carro, porém, é com a revisão que se torna possível evitar gastos ainda maiores no futuro. Por isso, confira a seguir a importância de fazer a revisão do seu carro.

Qual o objetivo da revisão dos carros?

A priori, é interessante destacar que a revisão de carros é uma etapa primordial para cuidar do seu veículo. Assim, ele pode funcionar de forma adequada, evitando desgastes das peças. Sendo assim, com a revisão veicular, é possível evitar gastos desnecessários no futuro.

Ao realizar a revisão veicular, você pode colocar em prática a manutenção preventiva. Por conta disso, o sistema que apresenta algum tipo de avaria pode ser reparado desde já, e não esperar quebrar, por exemplo.

Quando a revisão veicular deve ser realizada?

Saber o momento ideal para fazer a revisão do seu carro depende do veículo que você adquiriu. Por exemplo, se o carro comprado é zero km, a própria montadora informa o período indicado para a revisão. Por outro lado, se o carro é usado, o ideal é que após a compra você faça uma revisão e identifique possíveis problemas.

No geral, o período recomendado para fazer a revisão veicular é de 6 meses. Porém, existem outras maneiras de definir um momento para essa revisão. Por exemplo, caso o carro seja usado para trabalho, faça um check-up após 10 mil km rodados.

O que é feito na revisão veicular?

A revisão veicular consiste em uma avaliação de forma geral do veículo, analisando o estado atual dos seu sistema, bem como de outros componentes. Por esse motivo, o profissional responsável pela revisão irá avaliar alguns fatores, e trouxemos exemplos a seguir.

Amortecedores

Os amortecedores são uma peça fundamental para que o carro se mantenha estável, por isso, eles entram na revisão veicular. Essa peça é responsável pelo contato do pneu com a estrada, então, merece uma atenção especial. Um sinal de que essa peça não está funcionando como deveria é quando o carro trepida, por exemplo.

Velas de ignição

Outra peça que é avaliada na revisão do carro é a vela de ignição, pois ela é responsável pela faísca na câmara de combustão, fazendo com que o motor funcione. Assim, as velas devem ser sempre avaliadas, e se não estiver funcionando de forma adequada, isso compromete o sistema de ignição.

Óleo

O óleo é responsável pela lubrificação do motor, logo, é preciso que esse líquido seja frequentemente trocado. Os fabricantes indicam que o óleo seja trocado a cada 10 mil km rodados. Porém, no dia a dia, é provável que o tempo seja menor, como a cada 5 ou 7 mil km.

Estado dos freios

Os freios podem ter a sua capacidade comprometida, e quando isso acontece, a probabilidade de acontecer um acidente é maior. Por esse motivo, caso você escute ruídos ao frear o veículo, esse sistema está precisando da sua atenção.

Bateria

Na revisão veicular, a bateria também é analisada, uma vez que ela fornece energia para o sistema elétrico do seu carro. Se você usa o som do carro com o veículo desligado ou tem o costume de esquecer as lanternas acesas, faça uma revisão no seu carro.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de mais dicas como essa!

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo