Como saber que preciso trocar os pneus

Dentre os principais pontos que merecem a sua atenção na manutenção de um carro, os pneus estão como prioridade. Isso porque não é comum observar todos os dias a situação atual dos pneus. Por esse motivo, alguns motoristas não sabem qual o momento ideal para trocar os pneus.

Embora pareça uma questão muito simples, os condutores, de forma frequente, adiam a revisão do seu veículo, seja por rotina agitada ou outro motivo. Desse modo, não sabemos o que esperar do desempenho do carro, e se ele está seguro. Dito isso, saiba que é sua responsabilidade conferir se precisa trocar os pneus.

Sinais de que o pneu deve ser trocado

É possível elencar alguns sinais essenciais que demonstram a necessidade de trocar o pneu com uma certa urgência. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento.

Esteja atento em relação a rotina do veículo

A primeira dica que trouxemos se refere a rotina do veículo. Ou seja, o seu carro tem o tipo adequado de pneu? Qual o volume de carga que esse carro costuma carregar? Qual a estrada que o veículo passa frequentemente? Essas são apenas algumas das principais perguntas acerca da rotina do veículo.

Essa rotina vai trazer um “norte” em relação ao momento ideal para a troca de pneu. Além disso, existe uma diferença enorme entre os carros voltados para o dia a dia e aqueles usados para trabalho. No primeiro caso, a vida útil dos pneus costuma ser maior, o que não ocorre na segunda hipótese.

Dessa maneira, considere as necessidades do carro, com base na sua rotina, e o que é preciso ser feito para garantir a segurança dos passageiros, motoristas e demais condutores na estrada.

Tread Wear Indicator (TWI)

Outra dica para que você saiba o momento ideal para trocar o pneu do seu carro é verificar a vida útil desse item. Para isso, utilize o indicador de desgaste, ou o Tread Wear Indicator (TWI).

Nos sulcos do pneu encontramos os ressaltos, que devem ter 1,6 mm de profundidade. Nesse sentido, eles são o indicador de desgaste. Isto é, caso o pneu já tenha encostado no TWI, este é o momento de trocar. Ademais, o descuido gera multa a infração na sua Carteira de Motorista.

Problemas nítidos nos pneus

A dica mais óbvia com certeza é verificar se existe algum tipo de problema visível e nítido nos pneus, como um rasgo ou bolhas. Apesar de ser óbvio, nem todos os motoristas conferem.

Esses problemas costumam aparecer no dia a dia da condução, passando por algum objeto, por exemplo, mas as causas podem mudar. Entretanto, não prefira as medidas paliativas, e sim por resolver por completo o problema.

Validade dos pneus

Por fim, a nossa última dica é que você esteja atento à validade dos pneus, que no geral é de 5 anos. Porém, essa data é apenas um guia para a troca do pneu, pois você não irá trocar necessariamente a cada 5 anos.

Um exemplo claro disso é quando um pneu fica guardado por mais de 5 anos. Após esse período, o pneu não poderá mais ser utilizado, pois a borracha pode estar ressecada.

Logo, o pneu pode se encontrar em situação de vulnerabilidade, colocando a sua vida, e dos outros, em risco, por conta do risco de acidentes e derrapagens. Antes do período de 5 anos, o pneu pode apresentar algum problema também, devendo ser trocado.

Gostou do nosso conteúdo? Fique atento e acompanhe as nossas publicações!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo