Quais as regras de uso do insulfilm?

Se você deseja colocar o insulfilm automotivo no seu carro, saiba que existem algumas limitações quanto a este uso. Desse modo, conheça as regras de uso do insulfilm, a fim de evitar multas pela utilização indevida dessa película.

O insulfilm agrega diversos benefícios no carro, como o controle da temperatura interna do veículo e conforto para os passageiros. No entanto, não é possível utilizar da forma que preferir, é necessário respeitar as limitações trazidas pela lei.

A priori, é interessante destacar que o insulfilm é uma película usada nos carros com o intuito de proteger a visão do motorista em relação a ação do sol e outras questões de conforto.

Existe uma legislação que trata sobre o limite de uso do insulfilm?

Para colocar o insulfilm no seu carro, é preciso conferir antes das limitações trazidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse Código, vemos que a competência para regulamentar as normas de uso do insulfilm é do Contran, Conselho Nacional de Trânsito.

Sendo assim, em 2007, o Contran publicou a Resolução de n° 254, trazendo algumas restrições quanto ao insulfilm, como as limitações em modelos e porcentagem de visibilidade.

Mas, afinal, qual é o limite permitido para o uso de insulfilm?

Nem todas as películas do mercado podem ser instaladas nos carros, pois é preciso respeitar o limite da resolução 254 do Contran. Além disso, esse limite varia conforme o vidro que foi escolhido, a exemplo do vidro traseiro, das laterais ou o para-brisa.

Desse modo, o limite foi definido através do luxímetro, que é um medidor com o intuito de verificar a passagem de luz. Para que esse aparelho funcione de forma adequada, ele precisa ter regularização a provação do Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Metrologia (INMETRO).

No para-brisa, o limite é de 25%, isto é, o vidro pode estar acima dessa porcentagem no que se refere ao seu escurecimento. Se você for pego com insulfilm acima desse limite, o policial pode te multar e obrigar a retirar a película.

Já no caso dos vidros laterais, o seu limite é de 72%, e a justificativa é que esses vidros não são utilizados para dirigir – pelo menos, não como o para-brisa. No entanto, o escurecimento não pode ser de 100% pois deve ter a possibilidade de visibilidade, mesmo que mínima.

Por que existe um limite para colocar o insulfilm?

O respeito à limitação do insulfilm deve ser levado a sério, não somente por conta das multas ou remoção, mas da sua própria segurança de vida. Um vidro que é muito escuro pode ser responsável por diversos acidentes no trânsito. Afinal, com esse vidro escuro, a visão do motorista estará comprometida.

Desse modo, o limite do uso de insulfilm foi criado pensando na segurança dos motoristas e passageiros, além de evitar mais acidentes no trânsito. Opte sempre por colocar o insulfilm em lojas especializadas, pois elas sabem a porcentagem adequada.

Películas mais vendidas hoje em dia

Hoje em dia, existem três películas que são as mais vendidas do mercado, a G35, G20 e a G5. Enquanto a primeira é a mais clara e recomendada, a segunda tem transparência média e também é permitida por lei. Porém, a G5 é a mais escura, e é proibida com base nas restrições trazidas pela lei.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo