Incêndio em carros – como prevenir?

Os carros estão sujeitos a diversas situações hipotéticas, como o incêndio, e é preciso saber o que fazer para prevenir. Porém, antes disso, você deve ter conhecimento sobre as principais causas desse ocorrido.

Afinal, o incêndio em carros não escolhe as vítimas, isto é, pode acontecer com qualquer motorista. Nesse sentido, você precisa estar pronto para lidar com essa situação e saber de que forma é possível prevenir esse incidente.

Quais as principais causas de um incêndio em carros?

A prevenção de incêndios em carros só será efetiva com o prévio conhecimento da causa. Em resumo, é necessário entender o que está causando o incêndio ou possíveis causas.

Confira a idade atual do veículo

Caso o veículo já tenha mais de 15 anos, é interessante ficar em alerta quanto à possibilidade de incêndios. Nesses casos, evite utilizar combustíveis adulterados, pois isso pode romper algumas peças mais antigas, além de promover a trepidação do motor.

Ademais, com uma idade mais antiga, o veículo pode ser prejudicado com o ressecamento de peças que são primordiais para conduzir o combustível. Logo, redobre a atenção com os veículos antigos.

Colocar as peças do carro de maneira equivocada

Outra causa muito frequente de incêndios é colocar as peças do carro de forma equivocada. Isso costuma acontecer em uma revisão feita por mecânicos que não são de confiança. Por isso, priorize o serviço de profissionais de qualidade.

Vazamento de líquidos e curto-circuito

Uma causa muito comum de incêndios é o vazamento de líquidos inflamáveis. Esses líquidos costumam sair de mangueiras e cabos mal posicionados. Por isso, quando o líquido entra em contato com o motor, o veículo pega fogo.

Outra causa frequente é o curto-circuito ou panes elétricas no geral, que podem ser responsáveis por gerar faíscas após ter o contato com líquidos inflamáveis. Esse cenário é propício ao incêndio.

Motor danificado e falta de manutenção

Por fim, as duas últimas causas mais frequentes de incêndio em veículos são o motor danificado e falta de manutenção preventiva. No primeiro caso, o motor pode estar danificado em razão de alguma pane elétrica ou vazamento, e isso resulta o incêndio.

Por outro lado, a falta de manutenção preventiva também pode ser a responsável pelo incêndio. Essa ausência de cuidados não é a causa em si, mas sim a responsável por não identificar possíveis problemas que originam o incêndio.

Por esse motivo, é de suma importância manter em dia a prevenção e cuidados com o veículo, de forma a evitar o incêndio.

Prevenção contra incêndio em carros

Agora que você já tem uma noção básica de como identificar as causas de incêndios em carros, é interessante explorar como se prevenir contra isso. Alguns exemplos são:

Evite o incêndio realizando manutenções preventivas e diminuindo o risco desse incidente;

  • Confira o estado atual das instalações elétricas presentes no seu carro;
  • Tenha um extintor de incêndio, por mais que ele não seja mais obrigatório;
  • Evite abastecer o veículo com combustível adulterado;
  • Verifique a causa de cheiros muito fortes de queimado; e
  • Tenha um seguro automotivo para o seu carro e que cubra os casos de incêndio.

Essas são algumas formas de evitar que o seu carro sofra com algum incêndio no futuro e coloque a sua vida e dos passageiros em risco. A segurança é a prioridade neste momento.

Gostou das dicas? Acompanhe as nossas publicações e esteja por dentro de todas as tendências do mercado automotivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo