Saíram de linha em 2022

Após a mais recente lei com as novas regras de emissão de gases dos automóveis, muitas montadoras acabaram retirando de linha modelos que não se adequam a essas exigências. Nesse sentido, vemos que modelos renomados no mercado automotivo nacional que saíram de linha em 2022, confira a seguir.

Tiggo 2 e Caoa Chery Tiggo 3X saíram de linha

O Tiggo 3X é, em resumo, uma reestilização do modelo Tiggo 2, trazendo um motor novo e com soluções tecnológicas modernas. Entretanto, o Tiggo 3X não ficou muito tempo no mercado, saindo de linha em abril de 2022. A justificativa foi o encerramento das atividades na fábrica da marca com localização em Jacareí, São Paulo.

Na verdade, essa fábrica irá passar por algumas reformas, com o intuito de iniciar as produções de veículos elétricos e híbridos. Por outro lado, a retirada do Tiggo 2 de linha foi a sua falta de adequação às regras da Lei de emissões e ruídos.

Hyundai Tucson

A montadora Hyundai anunciou de forma oficial em março de 2022 a suspensão da produção deste modelo. Isso porque o veículo irá passar por algumas modificações, com novidades em sua produção. A expectativa é a sua motorização híbrida. Inclusive, a versão mais atual do Tucson está no mercado nacional desde 2016.

Hyundai ix35

Desde 2010, o Brasil tem em seu mercado automotivo a segunda geração Tuscon, no entanto, desde março deste ano saíram de linha, também por inadequação às regras do Proconve 7. E a própria montadora já informou que esse modelo enfrenta maiores obstáculos até que seja atualizado, logo, não será mais produzido.

Hyundai HB20X

Outro modelo da Hyundai que sairá de linha é o HB20X, que representou somente 10,2% de todas as vendas do hatch no ano de 2021. Inclusive, o fim da sua produção já era algo esperado no mercado nacional. Isso porque esse era o único modelo que tinha o motor 1.6 Kappa.

Honda Accord

Em agosto de 2021 o Accord, da Honda, foi lançado. Nesse período, o modelo emplacou 60 unidades, porém, não fez muito sucesso, e por isso saíram de linha.

BMW X2

A suspensão das vendas da BMW X2 ocorreu após 4 anos de estreia no mercado brasileiro. Ao contrário do que aconteceu com o X1, X2, X3 e X4, esse modelo era importado e nunca empolgou de fato os compradores no Brasil. Existe a possibilidade de retorno desse modelo, porém, reestilizado.

Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance

O modelo teve as suas vendas suspensas em março de 2022, por conta da sua baixa demanda, conforme foi explicado pela própria montadora. Assim, a Mercedes irá priorizar o sedã nas suas vendas, com estilo cuplê CLA 250.

O que é Proconve 7 ?

Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos. Assim, essa nova fase pretende exigir níveis menores no que se refere aos gases de escapamento, a exemplo dos aldeídos e monóxido de carbono.

Um exemplo disso é como medir as emissões evaporativas. Em razão disso, muitas montadoras não conseguirão se adequar às exigências e retiraram modelos de linha.

Gostou o conteúdo? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de todas as novidades do mercado automotivo.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo