O que é retrovisor fotocrômico?

Você sabe o que é e como funciona o retrovisor fotocrômico? O retrovisor, por si só, já é um dos acessórios mais utilizados e conhecidos do veículo. No entanto, a sua versão fotocrômica traz algumas particularidades que merecem ser conhecidas – e é o que faremos a seguir.

O que é um retrovisor fotocrômico?

Inicialmente, é interessante saber o que é um retrovisor fotocrômico. Esse tipo de retrovisor também pode ser chamado de eletrocrômico, e tem como a sua principal característica o ato de ofuscar a luz refletida no espelho. Ou seja, esse retrovisor impede a luz dos faróis de outros automóveis ou do sol – evitando que isso o atrapalhe na direção.

No geral, o objetivo desse retrovisor é evitar que ocorra o efeito de Troxler. Para saber que teste é esse, olhe para um ponto de luz por alguns segundos, e em seguida olhe para uma superfície sem nenhuma luz. Ao enxergar manchas, você vai perceber o efeito Troxler, e ele desaparece em poucos segundos.

Quando estamos na superfície, esse efeito não causa grandes prejuízos, mas na estrada isso pode ser suficiente para um acidente. Nesse sentido, surge o retrovisor fotocrômico e a sua importância.

Como funciona ?

Após saber o que é um retrovisor fotocrômico, entenda como ele funciona. Assim, tenha em mente que a sua estrutura se baseia em dois sensores e um vidro. Esses sensores são capazes de medir, detectar e transformar a luz em corrente elétrico. Além disso, o retrovisor possui um microprocessador e um gel eletrocrômico.

Por isso, os sensores conseguem detectar a luz e levá-la ao microprocessador, que calcula a quantidade exata de energia elétrica para aplicar na transformação de luz em corrente elétrica. Essa reação faz com que o gel ganhe uma cor escura, ofuscando a tela do vidro.

Como consequência, o ofuscamento do retrovisor se adequa à quantidade de luz que é emitida.

É necessário trocar o retrovisor comum pelo fotocrômico?

Ter um retrovisor fotocrômico é de suma importância para a sua segurança no trânsito, evitando acidentes e colisões com outros automóveis. Por isso, a substituição de um retrovisor comum pelo fotocrômico significa que você está agregando segurança e conforto na direção do motorista.

Por esse motivo, com certeza vale a pena o investimento dessa troca. No entanto, sabe-se que essa versão fotocrômica apresenta um valor maior de mercado, quando em comparação com os modelos convencionais. Por isso, caso a luz costume de atrapalhar na direção, vale a pena fazer essa troca.

Esse conteúdo foi útil para você? Continue nos acompanhando e conheça acessórios que podem ajudar na sua direção.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo