Carros econômicos

Carros econômicos com certeza estão entre os principais requisitos que os motoristas buscam. Paralelo a isso, temos uma novidade no mercado automotivo, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

Com este programa, diversos modelos foram retirados de linha, por não estarem em conformidade com as regras trazidas pelo programa citado. Assim, isso modificou bastante a oferta de modelos de carros econômicos no mercado nacional.

Além disso, é interessante destacar que o Inmetro publicou a sua tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem de 2022. Com base nisso, vamos explorar abaixo os modelos de carros econômicos no Brasil.

Critérios utilizados pelo Inmetro para modelos de carros econômicos

Tendo em vista que utilizaremos os dados divulgados pelo Inmetro como referência para determinar os carros mais econômicos no Brasil, é fundamental entender os critérios desse ranking.

Por isso, para o Inmetro, o consumo energético é medido em MJ/km. com isso, evitaremos qualquer tipo de confusão quanto a economia na estrada e na cidade, ou pelo uso de combustível (se gasolina ou etanol). Isso porque a medida MJ/km funciona como médio de ambos os combustíveis.

Quais os melhores modelos de carros econômicos?

Após essa contextualização inicial, vamos conhecer quais carros hoje no Brasil apresentam melhor economia.

Renault Kwid

Com 1,36 MJ/km, o Renault Kwid está entre os carros econômicos do Brasil, e após a reestilização do modelo, o veículo ganhou um novo sensor de fase, central eletrônica e start-stop. Assim, o consumo médio do carro é de 15,7 km/litro, com base nas medições realizadas pelo Inmetro.

Peugeot 208 1.0

O Peugeot 208 1.0 tem 1,37 MJ/km, de acordo com o Inmetro, e por isso está se tornando uma opção mais cada vez mais frequente pelos motoristas. Ademais, o modelo traz um motor de 1.0 Firefly, superando outros modelos parecidos, ocupando o lugar do Chevrolet Onix, em termos de economia.

Hyundai HB20S 1.0

O Hyundai HB20S 1.0 turbo tem também 1,37 MJ/km, e sempre esteve entre os modelos mais econômicos do país. Porém, ele tende a se manter nessa posição graças às mudanças impostas pelo Proconve L7. Por isso, hoje o modelo faz cerca de 16,9 km por litro, com a sua transmissão manual e motor de 1.0.

Chevrolet Onix Plus 1.0

Outro modelo que merece destaque é o chevrolet Onix Plus, com 1,38 MJ/km, também com mudanças devido às exigências do Proconve L7. Com isso, o veículo perdeu o seu rendimento energético de 1,34 MJ/km. porém, ele ainda possui um consumo benéfico significativo, com 17,6 km por litro.

Volkswagen Polo 170TSI

Embora esse modelo reestilizado só apareça no mercado nacional em 2023, ele já ocupa uma posição interessante no ranking de mais econômicos. Isso porque ele apresenta como consumo energético 1,42 MJ por km, com potência de 105 cv e motor de 1.0 turbo.

Chevrolet Onix 1. 0

O modelo Chevrolet Onix 1.0 tem como consumo energético 1,42 MJ/km, com o seu motor aspirado de 1.0 – antes disso, o consumo era de 1,40 MJ/km.

Principais modelos de carros econômicos no Brasil

Os principais modelos de carros econômicos no Brasil são:

  • Fiat Argo 1.0, com consumo energético de 1,43 MJ/km;
  • Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo, cujo consumo energético equivale a 1,44 MJ/km
  • Volkswagen Virtus 170 TSI, com consumo energético de 1,44 MJ/km
  • Hyundai HB20S 1.0, com consumo energético de 1,46 MJ/km

Gostou do conteúdo? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro das melhores dicas sobre o mercado automotivo.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo