Carro flex: seus benefícios

O carro flex costuma ser a primeira opção para aqueles que desejam economia no dia a dia, mas será que ele realmente é vantajoso? É sobre isso que falaremos hoje. Diante do aumento dos combustíveis, um dos principais questionamentos é se o carro flex se beneficia mesmo nesse cenário.

A compra de um carro deve ser feita após muita análise, levando em consideração diversos fatores que possam interferir nessa escolha. Um desses fatores é o combustível, tendo em vista que houve um aumento significativo nos últimos meses. Diante disso, confira se o carro flex se destaca nesse cenário.

Vale a pena comprar um carro flex?

Com certeza, o principal benefício do carro flex é a possibilidade de abastecer o veículo com dois tipos de combustíveis, a gasolina e o álcool.

Os veículos flex são produzidos em território nacional. Isso garante que não ocorra um alto desgaste nas peças e manutenção do carro.

Uma informação que merece destaque é que os carros que os motoristas que utilizam etanol e vivem em uma região fria, o tanque de combustão já é suficiente para resolver esse problema. No entanto, não é benéfico fazer um carro de luxo flex, uma vez que os donos não se sentem impactados pelo valor do combustível.

O carro flex é, de fato, econômico?

O carro flex é muito econômico, porém, isso depende, assim como os veículos que não são flex, do motorista e seus hábitos. Essa economia varia de acordo com o estilo de vida do condutor, estrada que o carro percorre, região que mora e outros fatores.

Para saber qual será o combustível mais econômico para o seu carro, é preciso fazer alguns cálculos. Por exemplo, se o carro roda 10 km/l com álcool, provavelmente ele faz 12 km/l com gasolina. Assim, multiplique o preço da gasolina por 0,70. O resultado precisa ser inferior (ou igual) ao custo do álcool.

O grande benefício ao usar álcool como combustível no carro flex é aumentar o avanço da ignição. Afinal, o carro terá uma aceleração mais forte, o que é a melhor opção para gerar potência. Por outro lado, a gasolina roda mais kms, sendo ideal para viagens longas.

Cuidados especiais

O carro flex possui os mesmos cuidados de um veículo de monocombustível, portanto, qualquer revisão ou troca de peça de ser realizada com base nas especificações dos fabricantes. A orientação da montadora é a única opinião que deve ser seguida neste momento, com uma atenção especial ao tanquinho de partida a frio (precisando estar sempre abastecido).

Confira, quando possível, a quanto tempo a gasolina foi colocada no carro, pois, com gasolina velha, você tem um menor poder de queima e isso prejudica o desempenho do veículo. Opte pela gasolina podium, que demora mais de 12 meses até ficar velha.

Esse conteúdo foi útil para você? Continue nos acompanhando e fique por dentro de todas as novidades sobre o mercado automotivo nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo