Troca de óleo

A manutenção de um carro depende de vários fatores, sendo um deles a troca de óleo. Isso porque o óleo, assim como os outros elementos presentes no motor de um carro, é fundamental para o funcionamento adequado do veículo.

É comum não saber sobre todos os períodos de troca de óleo, rodízio de pneus ou outras manutenções. Contudo, quanto mais você se atualizar sobre isso, maior a chance de conservar em boas condições o seu carro.

Por esse motivo, confira a seguir os principais cuidados que você deve ter ao trocar o óleo do carro.

Siga a recomendação do fabricante do carro na troca de óleo

O primeiro cuidado que você deve ter ao trocar o óleo do carro é estar atento às recomendações do fabricante do carro. Isso porque a montadora responsável por fabricar o veículo indica em seu manual os cuidados que você deve ter para preservar o automóvel, incluindo o período adequado para trocar o óleo.

Por isso, seguir o manual do fabricante é a melhor opção para garantir a qualidade do veículo, seja ele seminovo, novo ou usado. Sendo assim, evite adotar medidas que prejudicam o desempenho e peças do carro.

Escolha o óleo adequado para o seu carro

Antes de adquirir o óleo para realizar a troca no seu carro, certifique-se de que esse é o tipo adequado para o momento, ou seja, se ele é de base mineral, semissintético ou sintético. O ideal é que você não misture óleos distintos, pois isso pode prejudicar o funcionamento do motor.

Além disso, lembre-se de que a lubrificação correta auxilia no funcionamento das peças também e evita atrito (que, por sua vez, pode reduzir a vida útil do carro). Como o óleo lubrificante perde a viscosidade em razão do tempo, ele precisa ser trocado de forma frequente.

Saiba como medir o nível de óleo

Nem sempre é possível levar o carro a uma oficina ou posto de gasolina para que um profissional verifique o nível de óleo do seu veículo. Por isso, você deve aprender a fazer isso sozinho.

Logo, separe um pano macio, papel higiênico ou outro item parecido. Retire a vareta do espaço do óleo e limpe com o pano ou papel. Na vareta, é possível encontrar duas marcações, o máximo e o mínimo. Após limpar a vareta e colocar de novo, você poderá tirar mais uma vez a vareta e confirmar o nível real de óleo.

Pela lógica, se o óleo estiver no mínimo, isso significa que você deve fazer a troca de óleo. Se estiver acima do máximo, faça a drenagem do óleo.

Confira a textura do óleo na troca de óleo

Além de saber o nível de óleo, é preciso conferir a textura desse componente. Isso porque a textura é capaz de revelar a necessidade ou não da troca de óleo. Quando o óleo está escuro, porém, isso não significa, necessariamente, que está na hora de trocar, e sim ele que ele está cumprindo com as suas funções de lubrificar e limpar as peças.

Por outro lado, quando o óleo está mais fino, quente e menos viscoso, isso significa que a verificação foi feita antes do momento correto. E por isso é importante que você espere o carro esfriar para conferir a textura do óleo.

Gostou das dicas? Compartilhe esse conteúdo com quem precisa saber quais os principais cuidados na hora de trocar o óleo.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo