Patinete elétrico: ainda vale a pena?

O patinete elétrico está se tornando um dos meios de transporte mais utilizados hoje em dia, em especial na locomoção em áreas urbanas. No geral, vemos que o patinete elétrico possui muitas semelhanças com a bicicleta, mas com vantagens especiais. Assim, descubra a seguir se ainda vale a pena ter um patinete elétrico.

A priori, destaca-se que o patinete elétrico funciona a partir de um motor elétrico, dispondo de uma plataforma para que o usuário se mantenha em pé. Esse é um meio de transporte interessante para viagens curtas.

Dito isso, confira a seguir algumas das vantagens que o patinete elétrico reserva para você no dia a dia.

Vale a pena adquirir um patinete elétrico?

É interessante destacar que somente você pode decidir se a compra de um patinete elétrico vale a pena ou não, com base nas suas principais características e benefícios. No geral, esse meio de transporte tem como vantagem o menor impacto ambiental, porém, podemos citar outros benefícios.

Ressalta-se que o uso de patinete não possui regulamentação no Brasil como um todo, apenas em algumas cidades do país. Por exemplo, esse uso em São Paulo possui algumas regras, como o limite de velocidade que não pode ultrapassar 40 km/h, além da necessidade de usar capacete.

Motivos para adquirir um patinete elétrico

Antes de decidir se, de fato, vale a pena ter um patinete elétrico, você precisa conhecer alguns dos motivos que justificam essa aquisição.

Menor valor

Um dos benefícios de comprar um patinete elétrico é ter um valor acessível, além de a sua manutenção ser mais barata. No dia a dia, é mais barato se locomover com um patinete do que outras modalidades, como o carro ou moto. E isso se aplica tanto à compra quanto ao aluguel.

Caso você opte por alugar um patinete, o pagamento será feito com base no tempo de uso. Já a compra desse veículo pode variar de R$ 800 a R$ 10 mil, a depender das características do patinete em específico.

Praticidade no uso do dia a dia

No dia a dia, o patinete traz consigo muito mais facilidade e praticidade no uso, podendo encontrar, por exemplo, vagas de estacionamento com rapidez. Além disso, até o momento, não é necessário ter uma carteira de habilitação.

Agilidade no trânsito

Com o patinete, você não se submete ao trânsito de carros como ocorre nos grandes centros urbanos. Você pode chegar ao seu destino com mais rapidez, tomando como base a referência do limite de 40 km/h de velocidade. Em trajetos mais curtos, você chega mais rápido do que usando um carro.

Duração maior da bateria

Por fim, destaca-se que ele envolve uma duração prolongada da bateria, o que permite trajetos relativamente confortável. Além disso, por outro lado, até que a bateria esteja completa, basta aguardar 5 minutos. Como os patinetes elétricos são menores do que estamos acostumados, eles não precisam de tanta energia para funcionar.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e acompanhe as nossas publicações para se manter atualizado acerca do mercado automotivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo