Engate – carros que não podem usar

Os amantes de carro preferem veículos que tenham acessórios específicos que melhoram o seu desempenho na estrada. Esse e o caso do engate e demais dispositivos destinados ao reboque. No entanto, nem todos os carros podem utilizar esse elemento, e é sobre isso que falaremos a seguir.

Em alguns carros, encontramos o engate, contudo, nem sempre o modelo foi feito para ser puxado em um reboque. Na maioria das vezes, esse dispositivo está somente para evitar maiores prejuízos em um eventual acidente.

Inclusive, o uso do engate é permitido, claro que deve estar em conformidade com as determinações impostas pelo Contran. O problema discutido aqui se refere ao tipo de carro e alguns não podem fazer essa utilização.

Para que serve um engate?

A priori, é interessante destacar que o engate pode ser definido como um conjunto de peças responsável por ligar dois meios de transporte. Logo, em resumo, o engate é o meio de união entre peças.

Assim, o engate é muito utilizado como um acessório que traciona objetos, como uma carretinha. Porém, o que poucos sabem é que o engate é muito mais versátil que isso, servindo como acoplamento de suporte nos casos de bicicletas, por exemplo.

Permição

Atualmente, existe uma legislação específica que trata sobre isso, e por isso muitos acreditam que é proibido usar esse dispositivo. No entanto, essa prática é permitida, desde que as regras definidas em lei sejam seguidas de maneira correta.

Essa lei, que teve como iniciativa um pedido do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), surgiu em um cenário em que era tendência usar o engate como um acessório e de forma equivocada. Isso porque o engate estava sendo inserido para fins estéticos, e não para o reboque em si.

Além disso, alguns motoristas alegam que inserem para evitar a colisão com outro carro ou até mesmo para diminuir o impacto. Entretanto, o para-choque já exerce essa função.

Quais carros podem e não podem usar o engate?

Segundo a legislação vigente que trata sobre o engate de reboque, a Resolução de n° 197/2006, apenas os veículos com até 3,5 mil kg de peso bruto total pode utilizar o acessório. Isso porque rebocar outro veículo exige bastante do automóvel.

Os requisitos para utilizar o engate de reboque são:

  • Ter uma tomada de conexão;
  • Dispositivos destinado à fixação da corrente;
  • Não ter nenhuma superfície cortante; e
  • Formato de esfera maciça.

Por outro lado, outros carros não estão permitidos a utilizarem o engate de reboque, como:

  • Toyota Corolla (2015-2019);
  • Chevrolet Onix Plus;
  • Volkswagen Bora;
  • Qualquer modelo da Honda;
  • Todos os modelos Maserati;
  • Modelos Ferrari.

O que ocorre com os veículos irregulares?

Caso o veículo utilize de forma irregular o engate de reboque, o motorista está sujeito a algumas penalidades. Como descreve o artigo 230 da Resolução 197/2006, a condução de carro com acessório proibido enseja no pagamento de multa e retenção do automóvel até que seja regularizado.

A retenção do automóvel é uma medida administrativa presente no Código de Trânsito Brasileiro, e o veículo só poderá ser liberado após essa infração ter sido sanada.

Gostou do conteúdo? Acompanhe as nossas publicações e fique por dentro de todas as notícias do mercado automotivo.

Artigos relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao topo