Perigos da sobrecarga de caminhões e carretas

Dirigir um caminhão ou uma carreta inclui alguns cuidados especiais, e um deles é a sobrecarga. Essa é uma prática muito perigosa, e deve ser vista com uma atenção diferenciada. Isso porque muitas empresas e profissionais preocupam-se apenas com a redução de viagens, isto é, viajar menos e com mais bagagem. Contudo, nitidamente, esta não é uma prática recomendada. O ideal é que você evite encher o caminhão ou carreta só para realizar menos viagens. Dito isso, é interessante que você entenda os perigos da sobrecarga de caminhões e carretas. Aproveite a leitura!

Perigos da sobrecarga de caminhões e carretas

Surgimento de problemas nos freios

Com a sobrecarga dos veículos pesados, um dos primeiros problemas que surgem é nos freios, isso porque o sistema de frenagem funciona com um limite de peso no automóvel. Após superar este peso, o freio precisa de mais esforço para exercer a sua função. Para resolver isso, você pode trocar o disco de freio.

Maior consumo de combustível

Dentre os perigos da sobrecarga dos veículos pesados, o aumento do consumo de combustível é um dos maiores medos dos motoristas. Afinal, isso aumenta o investimento no abastecimento no automóvel. Este aumento ocorre em razão de operação do motor com mais força, a fim de compensar a sobrecarga do caminhão ou carreta. Caso o seu objetivo seja economizar no combustível, evite a sobrecarga, prefira fazer mais viagens.

Um dos maiores perigos da sobrecarga de caminhões e carretas é o maior número de acidentes

Com a sobrecarga, você está correndo um risco muito alto de acidentes na estrada, pois manobrar um automóvel pesado e acima do limite permitido é muito difícil. Com uma carga extra, essa manobra é bem mais difícil que o comum. Os veículos sobrecarregados ficam amis lentos, e isso dificulta todo o tráfego.

Aumento dos custos de manutenção

Por fim, o último perigo da sobrecarga em caminhões e carretas é o aumento de custo na manutenção nesses veículos. Afinal, as peças ficarão mais desgastadas com o tempo, e é necessário realizar a manutenção com mais frequência, exigindo a sua presença em oficinas mais vezes do que o necessário. Logo, é importante evitar esse tipo de sobrecarga.

Principais cuidados com caminhões e carretas

Para evitar os perigos da sobrecarga, é interessante investir em alguns cuidados com os caminhões e carretas, e trouxemos exemplos sobre isso:

  • Evite a sobrecarga, pois como vimos acima, esta é uma prática perigosa para o seu veículo, aumentando os custos de manutenção, consumo de combustível e risco de acidentes;
  • Confira o óleo do motor, levando em consideração a indicação eletrônica do painel. Com um alerta constante, saiba que o motor está precisando de atenção;
  • Atenção com os pneus e rodas, calibrando com frequência para garantir a durabilidade dessas peças (isso mantém a segurança do veículo);
  • Realize a manutenção das lanternas e luzes, tanto com os faróis dianteiros como os traseiros. Além de ser passível de multa, a falta dessas luzes pode comprometer a sua segurança no trânsito.

Esse conteúdo foi útil para você? Continue acompanhando as nossas publicações e fique por dentro de mais dicas automotivas.

Botão Voltar ao topo